Você sabe quais são os reais benefícios do gengibre para a saúde? Verdade que o gengibre ajuda a emagrecer?
Conhecido pelas suas propriedades medicinais e sabor pungente, os benefícios do gengibre para a saúde se devem principalmente a um composto fenólico chamado de gingerol, com potencial antiinflamatório e antioxidante.
Os benefícios do gengibre para a saúde incluem o alívio dos sintomas de doenças inflamatórias crônicas como colite ulcerosa e artrite reumatoide, além de auxiliar:
- no combate a gases intestinais
- desconforto estomacal
- indigestão
- fortalecimento da imunidade
- controle da glicemia
- alívio de dores de cabeça
- congestão nasal
- náuseas
- cólicas menstruais.
Muito se acredita que o gengibre ajuda a emagrecer pelas suas propriedades diaforéticas (que provoca transpiração excessiva e intensa, como um efeito termogênico), no entanto, as evidências ainda são inconclusivas.
De qualquer forma, o gengibre dá um toque super especial em diversas receitas, salgadas e doces, o que contribui para a aderência a uma alimentação saudável e equilibrada, auxiliando indiretamente a perda de peso.
8 benefícios do gengibre para a saúde
O gengibre (Zingiber officinale) é uma planta da família Zingiberaceae, a mesma do açafrão (Curcuma longa), originária da Índia e da China.
Suas propriedades estão no caule. Amplamente utilizado como especiaria e como remédio popular, o gengibre pode ser encontrado na forma natural, desidratado e em pó ou em cápsulas.
Fornece vitaminas e minerais, como a vitamina B6, folato (B9), potássio, magnésio, cobre, zinco, selênio, mas se destaca ainda mais pelo seu efeito antiinflamatório e antioxidante, devido à presença de gingeróis, responsáveis pelos benefícios do gengibre para a saúde e pelo seu sabor e aroma característicos.
O gingerol é um composto bioativo encontrado no gengibre fresco, parente da capsaicina e da piperina, responsáveis pelos sabores picantes de pimentas vermelhas em geral, e da pimenta-do-reino, respectivamente.
Quando o gengibre é cozido, o gingerol se transforma em gingerona, de sabor menos pungente e aroma mais adocicado.
Já quando o gengibre é seco ou levemente aquecido, o gingerol se transforma em shogaol, de sabor duas vezes mais pungente que o gingerol. Por esse motivo, o gengibre seco é mais picante que o gengibre fresco.
Um estudo listou os alimentos com maior poder antioxidante e o gengibre ficou em 3º lugar, apenas atrás do cravo e do orégano.
Seja natural, desidratado e em pó ou em cápsulas, os benefícios do gengibre para a saúde incluem:
- Alívio dos sintomas de doenças inflamatórias: como colite ulcerativa, doença de Crohn, artrite reumatoide, entre outras, podem ser aliviadas pela ação antiinflamatória do gingerol.
- Combate o desconforto estomacal, gases e indigestão: devido à propriedades carminativas, estimulantes da digestão, proporcionada pelo gingerol e outros compostos bioativos presentes no gengibre, que atuam em conjunto, o gengibre é capaz de combater o desconforto estomacal e a indigestão
- Fortalece a imunidade: como o gengibre tem propriedades antiinflamatórias e antioxidantes, ajuda a manter a imunidade fortalecida, mantendo o bom funcionamento do metabolismo e, assim, prevenindo o aparecimento de doenças.
- Controla a glicemia: os compostos presentes no gengibre estimulam os canais por onde a glicose passa do sangue para as células, chamados de GLUT 4 (glucose transporter 4) e por isso diversos estudos já mostraram melhoras no controle da glicemia com o consumo de gengibre aliado a uma dieta equilibrada.
- Alívio de dores de cabeça: pelas propriedades analgésicas do gingerol e derivados, consumir gengibre ajuda a aliviar dores de cabeça, sendo muito eficaz para a melhora da enxaqueca, por exemplo.
- Alívio de náuseas: o gingerol tem propriedades antieméticas, que atuam no alívio de náuseas e vômitos.
- Alívio de cólicas menstruais: as propriedades antiinflamatórias do gengibre reduzem a produção de prostaglandinas, amenizando as cólicas menstruais.
- Alívio da congestão nasal: as propriedades diaforéticas do gingerol provocam uma sensação de transpiração e corpo quente, o que pode ajudar a aliviar a congestão nasal provocada por gripes e resfriados.
É verdade que o gengibre ajuda a emagrecer?
Os gingeróis presentes no gengibre podem ocasionar aumento da termogênese, no entanto, esse efeito não foi evidenciado em seres humanos.
Um estudo com 25 homens saudáveis verificou o efeito de especiarias na termogênese e na saciedade, com a ingestão de 20 g de gengibre, 8,3 g de rábano, 21 g de mostarda e 1,3 g de pimenta preta. Como resultado, não foi observado nenhum efeito sobre a termogênese e sobre a saciedade.
Entretanto, temperos naturais, ervas e especiarias, como o gengibre, cúrcuma, canela, alecrim, hortelã, pimenta, alho, cebola, salsinha, cebolinha, entre outros, dão um toque super especial em diversas receitas, diminuindo a necessidade de adição de sal e ajudando a variar a alimentação, mantendo uma dieta saudável e equilibrada, o que é muito mais efetivo para perder peso e evitar o ganho de gordura.
Como consumir
O gengibre tem sazonalidade entre abril e setembro, sendo mais forte em junho, e muito consumido tipicamente nas festas juninas, no preparo de quentão e vinho quente.
O gengibre é muito versátil e pode ser incluído no arroz, em caldos e sopas, em aves e peixes, pode saborizar água ou consumido no tradicional chá de gengibre,
Veja mais receitas com gengibre no nosso Caderno de Receitas.
Conclusão
Vale ressaltar que o gengibre, assim como qualquer outro alimento, mantém o bom funcionamento do organismo e a saúde em dia, contribuindo para uma boa qualidade de vida.
No entanto, não é um medicamento.
Em casos de doenças específicas, como as mencionadas acima, o ideal é que sejam acompanhadas por um médico, com o uso de medicamentos específicos quando necessário.
Livia Freitas e Fernanda Furmankiewicz (CRN/SP 6042) – Nutrição e Curadoria da Boomi.