fbpx Skip to content

8 benefícios do brócolis para a saúde

benefícios do brócolis para a saúde

O brócolis (Brassica oleraceae) é um vegetal crucífero saboroso e que faz muito bem para a saúde, devido aos nutrientes presentes nele. É versátil e podemos fazer diversas receitas para aproveitar os benefícios do brócolis para a saúde.

Pertencente à família Brassicaceae, da qual também fazem parte a couve-flor, a couve, o repolho, a mostarda, o rabanete, o agrião e o nabo, sendo os três primeiros, juntamente do brócolis, variedades da mesma espécie, o vegetal tem sua origem na região do Mediterrâneo, sendo posteriormente introduzido na região das Américas.

Apesar do Brasil ser o maior produtor de brócolis na América do Sul, seu consumo entre a população ainda é considerado baixo, chegando em torno de 1,04kg por pessoa ao ano. A Itália é o país que mais consome o vegetal, chegando a 7,24kg por pessoa ao ano, seguida da Inglaterra, com 5,4kg e Estados Unidos, com 3,8kg.

 

Tipos de brócolis:

No Brasil são cultivados 2 tipos da hortaliça, sendo classificados:

 

  • Brócolis de cabeça única: possuem talos pequenos de coloração verde-brilhante, inflorescências pequenas e não apresentam folhas. Esta variedade também é conhecida como brócolis ninja, americano, japonês ou calabrês. Sendo o melhor tipo para congelamento.

 

  • Brócolis ramoso: apresenta talos longos, com várias ramificações e coloração verde. Também possui inflorescências grandes de coloração verde. Sendo comercializado, normalmente, em maço.

 

Valor nutricional e benefícios do brócolis para a saúde:

Independente da variação, o brócolis possui um valor nutricional de grande importância. O vegetal contém poucas calorias, altas quantidades de vitaminas A, C e E, minerais, como cálcio, ferro e magnésio, fibras e elevada capacidade antioxidante.

benefícios do brócolis para a saúde

Fonte: TBCA

 

Confira abaixo alguns dos benefícios do brócolis para a saúde:

  1. Ajuda na redução do risco de câncer: por conter diversos compostos bioativos que reduzem os danos celulares, o consumo do brócolis ajuda a diminuir o risco de alguns cânceres como: de mama, próstata, estômago e colorretal.

 

  1. Ajuda no combate à bactéria causadora da gastrite: o brócolis possui um composto chamado sulforafano que possui capacidade antibiótica e age sobre a bactéria Helicobacter pylori. A pylori é comumente relacionada com quadros de gastrite, mas, em casos mais graves, pode ocasionar o surgimento úlceras e câncer de estômago.

 

  1. Prevenção da artrite: o sulforafano, poderoso antioxidante, ajuda na redução da destruição da cartilagem, porém, há carência de estudos que comprovem a eficácia da substância na penetração das articulações, revertendo o processo da doença.

 

  1. Faz bem para a saúde cardiovascular: o brócolis possui fibras que ajudam a controlar a absorção do colesterol “ruim” (colesterol LDL) e os minerais potássio e magnésio que ajudam na regulação da pressão arterial, promovendo o relaxamento dos músculos do coração e artérias.

 

  1. Melhora a função cerebral: a vitamina K, magnésio e ácido fólico presentes no vegetal ajudam a melhorar as funções cognitivas e cerebrais, ampliando a capacidade de concentração, memória e raciocínio. Um estudo feito pela US National Institute on Aging, com pessoas acima de 60 anos, observou que os indivpiduos que possuíam o habito de consumir ao menos 400 microgramas de ácido fólico por dia, tinham um risco 55% menor de desenvolver Alzheimer.

 

  1. Protege os olhos: a luteína (carotenoide) presente no brócolis possui, como benefício, ação antioxidante que ajuda na proteção dos olhos contra a degeneração macular e auxilia na prevenção de catarata relacionada à idade.

 

  1. Diminui inflamações: a luteína e zeaxantina (carotenoides) presentes no vegetal são antioxidantes que combatem os radicais livres diminuindo o teor inflamatório das células.

 

  1. Intestino saudável: a hortaliça é rica em fibras, que favorecem o bom funcionamento do intestino e o equilíbrio entre as bactérias boas e ruins que compõem a microbiota. Vale lembrar que a ingestão de água é muito importante para evitar a constipação.

 

Como consumir

O brócolis tem sazonalidade entre maio e outubro, época onde seu preço costuma ser mais acessível. Todas as partes comercializadas: as inflorescências, as folhas e os talos, podem ser consumidos, o que possibilita o maior aproveitamento do alimento.

Em alguns países da Europa, como a Itália, o consumo do vegetal ocorre, frequentemente, em sua forma crua, porém, no Brasil seu consumo é feito principalmente na forma cozida. Para não perder grandes quantidades de seus nutrientes, o ideal é cozinhá-los no vapor ou com a panela tampada, contendo pouca água e por pouco tempo, assim, é possível manter grande parte das suas propriedades.

Por conta da sua versatilidade e facilidade de preparo, o brócolis se apresenta como uma boa alternativa para aqueles consumidores que buscam hábitos saudáveis, com o objetivo de satisfazer suas necessidades nutricionais. Caso queira incluir o vegetal em sua dieta ou se deseja conhecer novas formas de prepará-lo, confira nossas receitas com brócolis e desfrute de todos os benefícios do brócolis para a saúde.

 

Juliana Tawata e Fernanda Furmankiewicz (CRN/SP 6042) – Nutrição e Curadoria da Boomi.

1
Loading...

Ver carrinho