fbpx Skip to content

6 benefícios da cebola para a saúde e como cortar sem chorar

benefícios da cebola para a saúde

Conheça os principais benefícios da cebola para a saúde, como consumir, como escolher, além de dicas de como cortar cebola sem chorar.

 

A cebola, de nome científico Allium cepa, é uma hortaliça muito consumida no mundo todo. Pertencente à família Alliaceae, assim como o alho e o alho poró. É originária da Ásia Central, sendo cultivada na China e na Índia, levada para a Pérsia, onde se propagou pela África e Europa e trazida posteriormente para o Brasil pelos portugueses.

No Brasil encontramos, principalmente, 5 variedades de cebola:

  • Cebola amarela (pera): a mais tradicional na mesa dos brasileiros, possui tamanho superior aos outros tipos de cebola, possui sabor intenso e ácido.
  • Cebola branca: apesar da casca branca, é muito semelhante à cebola amarela. Possui sabor mais suave em relação à
  • Cebola roxa: com casca roxa e sabor mais adocicado, possui preço mais alto em relação às outras
  • Cebola doce (vidalia): possui formato achatado, alto teor de água e sabor mais adocicado.
  • Cebola chalota: possui tamanho pequeno e é alongada, de aroma sutil e sabor adocicado.

 

Composição nutricional e benefícios da cebola para a saúde

Podemos obter diversos benefícios da cebola para a saúde, já que o legume possui poucas calorias e gorduras e é rica em fibras prebióticas, sendo uma ótima opção para ajudar na regulação do intestino e prolongar a sensação de saciedade. Além disso, é rica em flavonoides, que possuem ação antioxidante. Confira a composição nutricional e a lista de benefícios abaixo.

Em 100g de cebola, contém:

  • 41 calorias
  • 9,21g de carboidratos
  • 1,76g de proteína
  • 0,13g de gorduras totais
  • 2,04g de fibras (8,16% da ingestão diária recomendada)

 

  1. Auxilia na circulação sanguínea: a quercetina, substância encontrada com abundância na cebola, possui ação antitrombótica e vasodilatadora. Também possui um composto chamado dialil dissulfeto (DADS), que previne a formação de obstruções nas artérias e pode diminuir os níveis de LDL (colesterol “ruim”) no sangue.

 

  1. Ação anti-inflamatória: outro benefício que a quercetina nos traz é sua ação anti-inflamatória, isso ocorre, pois ela age na regulação do sistema imunológico, ajudando a evitar reações como a inflamação.

 

  1. Ajuda na prevenção de câncer: estudos apontam que os polifenóis e os compostos sulfurados da cebola podem ajudar na prevenção de certos tipos de câncer, como os de pulmão, estômago e próstata.

 

  1. Auxilia no controle da diabetes: a cebola possui uma substância chamada glucoquinina, que age como uma insulina vegetal, ajudando no controle de açúcar no sangue, outro benefício para a saúde.

 

  1. Previne o envelhecimento da pele: os antioxidantes presentes na cebola atuam na proteção das células contra os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele, como rugas e manchas.

 

  1. Mantém o equilíbrio da microbiota intestinal: o legume possui prebióticos inulina e fruto-oligossacarídeos, que estimulam a presença de bactérias boas no intestino, garantindo o equilíbrio da microbiota intestinal e melhorando o processo digestivo.

 

Como escolher

Podemos encontrar cebolas de diversos tamanhos e cores, mas o modo para escolhê-las é o mesmo. Dê preferência para as que estiverem firmes e secas, sem manchas ou deformidades. Fique atento à ponta mole ou áreas moles e com mofos, isso significa que o legume está estragado.

 

Como consumir

Muito presente na culinária brasileira e de outras culinárias pelo mundo, o legume pode ser utilizado de diversas formas e diferentes tipos de pratos. Porém, dependendo do prato, recomenda-se escolher certo tipo de cebola, já que o sabor e a cor podem afetar no resultado.

A cebola amarela pode ser consumida crua, em molhos, como vinagrete ou cozida, como base de tempero, em arroz, feijão, legumes e carnes. Também é o tipo ideal para caramelizar. A cebola branca é utilizada praticamente nas mesmas preparações do tipo amarelo, porém possui sabor mais suave, sendo também indicada para pratos onde ele se torna o ingrediente principal, como sopas e quiches. O tipo roxo é indicado para comer crua, em ceviches, saladas, guacamole ou como recheio de sanduíche. Ao passar pelo processo de cocção, sua cor se torna acinzentada. A cebola doce é muito utilizada empanada, as famosas “onion rings”, e caramelizadas. Já a chalota é muito utilizada para fazer conservas, aperitivos, refogada com carne ou assada.

 

Como cortar cebola sem chorar?

No interior de cada célula da cebola há moléculas que contém enxofre. Quando cortamos o legume, algumas dessas células se rompem e liberam essas substâncias no ar. Essas substâncias, sob ação de enzimas, se transformam em compostos sulfurados, que evaporam facilmente. Esses compostos reagem e se transformam em gases que irritam os olhos, provocando a sensação de queimação e irritabilidade. Como os olhos são sensíveis, o organismo reage, produzindo mais água na região ocular, para que a irritação pare.

Agora que você sabe a causa da irritação, separamos algumas dicas para ajudar a amenizar esses problemas:

  1. Colocar a cebola na geladeira ou congelador: a baixa temperatura controla as enzimas, evitando as reações que levam à liberação dos gases. Deixar por 15 minutos antes de começar a cortar.
  2. Deixar de molho na água gelada: como explicado anteriormente, a baixa temperatura evita as reações que levam à liberação dos gases que deixam os olhos irritados. Além disso, diminui a acidez da hortaliça. Deixar de molho por cerca de 30 minutos.
  3. Usar o ventilador ao cortar a cebola: ligar o ventilador ao seu lado, apontado contra a cebola,  faz com que o vento afaste os compostos que causam a irritação, e com isso, não atingem a área do rosto.

 

Precauções

Normalmente o consumo é seguro, mas algumas pessoas com problemas gástricos queixam-se de desconforto ao consumir a cebola, esse desconforto ocorre principalmente em pessoas mais sensíveis. O ideal é conversar com o médico e nutricionista para obter as recomendações exatas.

 

Juliana Tawata e Fernanda Furmankiewicz (CRN/SP 6042) – Nutrição e Curadoria da Boomi.

1
Loading...

Ver carrinho