Não são raras as vezes em que por conta do tempo em que investimos, seja no trabalho ou na faculdade, quando não os dois juntos, esses dois lugares figuram como uma extensão de nossos lares. Por isso, é muito importante que aprendamos dicas para aumentar a produtividade no trabalho e também sobre como podemos aprender a fazer mais em menos tempo, evitando qualquer tipo de extensão das preocupações desses ambientes para as nossas vidas pessoais.
Como lidar com tantas informações?
Somos constantemente bombardeados por fluxos de informações que vêm de todos os lugares: clientes, supervisores, atualizações na área de atuação, feedbacks e ferramentas em que precisamos nos desenvolver.
Com tantas frentes de trabalho para dar conta e com um tempo tão escasso que beira à média das 8 horas diárias, como fazer um bom concílio dessas informações e também divisões que precisam tanto da nossa atenção e capacidade de desenvolvimento e análise? Pensando nisso, nós aqui da Boomi separamos para você essas 5 dicas.
5 dicas para aumentar a produtividade no trabalho
1. Programe o seu dia: Não podemos confiar na nossa memória. É muito importante que ao iniciar a semana, já haja um planejamento semanal das reuniões, tarefas e entregas que deverão ser realizadas. Acreditar que lembraremos de tudo o que temos que fazer durante o dia sem nenhum tipo de registro é um dos erros mais comuns e também um dos mais catastróficos, já que o esquecimento de uma tarefa pequena, porém importante, pode desencadear reações em cadeia.
2. Trabalhe em blocos de tempo: Não somos máquinas e nem devemos trabalhar como tal. Temos um tempo limite cientificamente comprovado a respeito do qual podemos prestar atenção em algo. Por isso, sempre estão surgindo novas técnicas de gestão de tempo em blocos de trabalho intensos que são acompanhados de um pequeno descanso. Uma das técnicas mais famosas se chama Pomodoro.
3. Sincronize a tarefa com o seu respectivo par de tempo: Todos nós temos um pico produtivo no dia em diferentes horários. É importante você saber como geralmente está o seu comportamento em cada um desses blocos de tempo para que você consiga fazer uma melhor distribuição das tarefas ao longo do dia e ir combinando os seus comportamentos junto desses picos.
Exemplo: Se após o almoço, você se considera uma pessoa um pouco mais lenta e indisposta, tente fazer para esse período a alocação de tarefas mais operacionais e que não demandam tanto poder de decisão. Por outro lado, se você se considera uma pessoa altamente produtiva pela manhã, agende para esse período o trabalho com questões mais estratégicas.
4. Chegue 15 minutos mais cedo: Esses quinze minutos de antecedência podem ser benéficos de muitas formas: melhor impressão junto aos colaboradores de trabalho, tempo para você rever o contexto e pauta do que virá nas próximas horas — e mais importante, tempo para respirar antes de começar o trabalho. Não é nem um pouco positivo começar o dia já atrasado e com pressa para as primeiras tarefas do dia.
5. Desconecte-se: Além do fluxo de informações presentes no nosso ambiente de trabalho, também estamos sempre sendo alvos de notificações indesejadas de grupos e e-mails profissionais. Por isso, tenha controle e limite o quanto essas notificações ativam gatilhos de distração e também consomem uma quantidade de energia que poderia estar sendo melhor alocada para outro lugar. Deixamos aqui um link contendo alguns aplicativos que te ajudam a estar mais presente nas tarefas do dia — e não se preocupar se você terá a sua linha de raciocínio interrompida por notificações indesejadas.
Além das dicas para aumentar a produtividade no trabalho, entenda a sua relação com as culturas de bem-estar e qualidade de vida.
Culturas de bem-estar e qualidade de vida são tão importantes quanto a produtividade
Reafirmando a sentença dita acima: não somos máquinas. Técnicas de produtividade servem para nos mostrar como fazer uma gestão inteligente do nosso tempo e alinhá-lo com as nossas tarefas e atividades cotidianas. Nesse sentido, é importante desmistificar a frase de que a produtividade está ligada a trabalhar por mais horas, por exemplo.
Junto de uma boa cultura de produtividade, também precisamos falar de uma cultura de bem-estar. Por exemplo, se você que está lendo esse material agora não tem preocupações de criar, ou ainda não criou pelo menos um bloco de tempo no seu dia destinado ao descanso/relaxamento e às atividades físicas, saiba que esse processo não será durável por muito tempo, pois a conta de uma saúde com má gestão sempre chega.
Os pilares de bem-estar e produtividade andam juntos. Por isso, tenha em mente que fazer pesquisar e encontrar essas atividades que te promovem felicidade, alegria e ânimo são tão importantes quanto propriamente se comprometer a entregar tarefas de forma inteligente dentro do seu ambiente de trabalho. Se um desses dois pilares não vai bem, o outro também não. E se você considera que vai, é porque ainda não atingiu um bom nível de desenvolvimento pessoal — avaliando ainda o grande espaço de crescimento quando esses dois pilares estão alinhados e em sincronia.
Espero que esse conteúdo de dicas para aumentar a produtividade no trabalho tenha te ajudado de alguma forma. Não se esqueça: somos humanamente humanos. Não quebre limites ou seja tão duro consigo mesmo(a).
Pedro Fonseca – Comunicação da Boomi.