fbpx Skip to content

5 benefícios do tomate para a saúde

benefícios do tomate para a saúde

O tomate, (Solanum lycopersicum), presente na mesa de grande parte dos brasileiros, é um alimento muito versátil que se destaca pela sua riqueza nutricional e consequentemente pelos benefícios para a saúde.

Pertence à família Solanaceae, da qual também fazem parte a berinjela, a batata, o jiló e o pimentão. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o tomate não se originou na Itália, mas sim na América, sendo cultivado inicialmente na região dos Andes (Equador, Peru e Chile) e somente no século XVI foi levado para a Europa, se tornando bastante popular na região.

 

Variedades do tomate

No Brasil são consumidos principalmente 7 variedades do tomate, sendo utilizados de formas distintas na culinária:

  • Tomate Carmem: bem firme e normalmente grande, é conhecido pela grande durabilidade. Sua coloração é vermelho claro um pouco amarelado. É ótimo para fazer saladas, porém, como é aguado e pouco saboroso, não é ideal para molhos.
  • Tomate Débora: possui mais água e sementes se comparado com os outros tomates, é menos ácido que o tomate Carmem e sua consistência é firme. Sua vida útil na geladeira é maior, sendo muito utilizado para fazer molho caseiro e tomate seco.
  • Tomate Caqui: mais mole comparado ao tomate Carmem, é bem graúdo, de cor bem vermelha e sabor acentuado. Ideal para ser consumido in natura, em saladas, vinagretes, sanduíches ou com muçarela de búfala e manjericão.
  • Tomate Holandês: um pouco mais difícil de ser encontrado em supermercados devido ao preço alto, é encontrado em ramos com várias unidades, possui sabor bem adocicado e pouco ácido. Muito utilizado para fazer ketchup, mas também fica ótimo para receitas quentes, como risotos, e em saladas.
  • Tomate Italiano: o tipo de tomate mais fácil de ser reconhecido devido ao seu formato alongado. É menos aguado, possui menos sementes que os outros e é mais carnudo. Seu sabor é doce e forte, porém é bem sensível e costuma estragar mais rápido. Sendo ideal para molhos, drinks e sucos
  • Tomate Cereja: possui duas variedades, o vermelho e o amarelo. É bem pequeno, de sabor forte e doce, como o nome diz, lembra uma cereja. Ideal para fazer canapés, saladas, ser consumido in natura, em receitas de macarrão caprese ou até mesmo na decoração de pratos.
  • Tomate Sweet Grape: bem mais doce e carnudo que o tomate cereja, seu formato lembra o de uma uva. Fica ótimo em preparações frias e combina com queijos e ervas.

 

Valor nutricional e os benefícios do tomate para a saúde

O tomate é rico em vitaminas A, C e do complexo B, minerais como fósforo, potássio, cálcio e magnésio e licopeno, que é uma substância antioxidante. Deste modo, benefícios do tomate para a saúde podem ser destacados.

  1. Ajuda a prevenir o câncer de próstata: estudos mostram que o consumo de tomate, principalmente de seus derivados cozidos, está associado a menor incidência de câncer de próstata, pulmão e estômago. Isso ocorre devido ao licopeno presente no fruto, que desempenha papel protetivo, já que impede a angiogênese (proliferação de vasos e capilares que nutrem as células anormais e o crescimento de células tumorais).

 

  1. Protege os olhos: um dos outros benefícios do tomate para a saúde é a proteção ocular. O tomate é um alimento rico em vitamina A, que é fundamental para o funcionamento da retina. Outros compostos presentes no fruto que estão relacionados com a saúde ocular são a luteína, zeaxantina e licopeno, que ajudam a combater os radicais livres, que também causam malefícios à visão.

 

  1. Contribui para a diminuição da pressão arterial: é uma boa fonte de potássio (22mg em 100g), mineral que possui grande influência no controle da pressão arterial. Além de ajudar no controle de câimbras e fraqueza muscular em atividades físicas.

 

  1. Ajuda a diminuir o risco de diabetes: o tomate é rico em um mineral chamado cromo, relacionado ao metabolismo da glicose. Ele facilita a ação da insulina, permitindo que ela consiga inserir a glicose nas células com maior facilidade. O consumo frequente do fruto pode auxiliar na regulação dos níveis de açúcar no sangue.

 

  1. É benéfico para a saúde da pele e cabelos: o licopeno protege a sensibilidade da pele, evitando a formação de rugas e linhas de expressões que surgem com o envelhecimento e a exposição frequente ao sol. Além disso, ajuda a minimizar os poros, favorecendo a redução da incidência de espinhas e cravos. Também possui vitamina A, que age diretamente no fortalecimento e brilho dos fios.

 

Como consumir

O tomate é um alimento muito versátil, podendo ser consumido de várias formas, como in natura, cozido, desidratado, em sucos, molhos, sopas ou geleias. Você pode conferir algumas formas de consumi-lo em nosso Caderno de Receitas.

A quantidade de licopeno presente depende do grau de maturação em que a fruta se encontra e da forma que se consome. O tomate cru pode conter cerca de 30mg/kg de licopeno, enquanto o suco de tomate aquecido pode ter cerca de 150mg/kg.

Lembrando que é importante manter uma dieta equilibrada e saudável, além da prática de atividade física a fim de obter todos os benefícios do tomate para a saúde.

 

Juliana Tawata e Fernanda Furmankiewicz (CRN/SP 6042) – Nutrição e Curadoria da Boomi.

1
Loading...

Ver carrinho