fbpx Skip to content

5 benefícios do repolho para a saúde + Receitas

benefícios do repolho para a saúde

O repolho (Brassica oleracea L. var. capitata L.) é uma hortaliça que pertence à família Brassicaceae, da qual também estão inclusos outros vegetais como a couve, o brócolis e a couve-flor. Tem sua origem na região do Mediterrâneo, e se tornou popular nos países do Leste Europeu. De clima frio, sua sazonalidade ocorre principalmente entre abril e maio, época em que podemos aproveitar dos muitos benefícios do repolho para a saúde, já que é conhecido por possuir diversos nutrientes.

Com relação ao quesito nutricional, as variedades de repolho são semelhantes.

  • Repolho roxo: possuí folhas firmes, de cor roxo escuro e com pontos brancos, é ideal para saladas.
  • Repolho liso: um dos mais comuns de ser encontrado, possui coloração verde-claro.
  • Repolho crespo: um pouco mais escuro em relação ao repolho liso, possui folhas crespas e crocantes.
  • Repolho chinês: possui cor esverdeada, porém seu tamanho é menor, comparada aos demais tipos de repolho. Tem folhas mais alongadas, formato pontiagudo e sabor suave. É um ingrediente frequente nas preparações de saladas e na decoração de pratos.
  • Repolho de bruxelas: é pequeno e costuma ter formato arredondado, e com folhas próximas umas das outras.

Benefícios do repolho para a saúde

O repolho é um vegetal conhecido por ser rico em antioxidantes e diversos nutrientes e vitaminas, principalmente a vitamina C. A seguir, os principais benefícios do repolho para a saúde:

  1. Melhora a digestão: rico em fibras insolúveis, tipo de carboidrato que não pode ser quebrado no intestino, ajuda a aumentar o volume do bolo fecal e consequentemente promove movimentos intestinais regulares, mantendo o sistema digestivo saudável. Além disso, a hortaliça é considerada um prebiótico, que aumenta o número de bactérias benéficas no intestino.

 

  1. Auxilia no controle da pressão: o repolho é rico em potássio, mineral importante para o organismo funcionar adequadamente. Uma das suas principais funções é ajudar a excretar o excesso de sódio através da urina. Também relaxa as paredes dos vasos sanguíneos, ajudando a reduzir a pressão arterial.

 

  1. Ajuda no sistema imune: o repolho é fonte de vitamina C, que estimula a atividade dos leucócitos (glóbulos brancos) no sangue, principais células do sistema de defesa do organismo, outro benefício da hortaliça para a saúde.

 

  1. Fortalece os ossos: o cálcio e o fósforo são minerais que fazem parte da composição dos ossos, já o magnésio e a vitamina K auxiliam na fixação do cálcio nos ossos.

 

  1. Contribui para uma pele saudável: rico em antioxidantes que combatem os radicais livres, o consumo da hortaliça pode auxiliar a minimizar os sinais de envelhecimento da pele, principalmente o envelhecimento precoce, como manchas e rugas.

 

Receitas com repolho

O repolho é uma hortaliça versátil, podendo ser utilizada em receitas saudáveis e saborosas, como saladas, na forma cozida ou refogada, em sopas e sucos.

Confira receitas com o vegetal e aproveite todos os benefícios do repolho para a saúde.

 

Salada com frutas e molho refrescante

Ingredientes:

Molho

Salada

 

Modo de preparo:

  1. Para o molho: misture todos os ingredientes e reserve na geladeira.
  2. Para a salada: misture todos os ingredientes e sirva com o molho preparado anteriormente.

 

Carne de panela com batata e repolho

Ingredientes:

 

Modo de preparo:

  1. Aqueça uma panela de pressão em fogo alto com o azeite e frite a carne temperada com sal e pimenta até dourar.
  2. Retire com uma escumadeira e reserve.
  3. Volte a panela ao fogo médio e faça camadas de carne, de azeitona, de cebola, de batata e de repolho temperados com sal e pimenta.
  4. Repita as camadas e regue com a água e azeite.
  5. Tampe a panela e cozinhe em fogo baixo, por 25 minutos, depois de iniciada a pressão.
  6. Desligue o fogo, espere sair a pressão e abra a panela.
  7. Transfira para uma travessa, polvilhe com salsinha e sirva em seguida.

 

Precauções

O consumo do repolho, em geral, não promove efeito colaterais, porém o consumo em excesso pode gerar aumento de gases, devido a quantidade de enxofre presente na hortaliça.

Indivíduos que possuem doenças relacionadas com a tireoide precisam consumi-lo com moderação, já que pode atrapalhar a absorção do iodo. Além disso, para pessoas que utilizam medicamentos anticoagulantes, é importante consultar o médico ou nutricionista, pois o vegetal é rico em vitamina K, que estimula a coagulação sanguínea.

 

Juliana Tawata e Fernanda Furmankiewicz (CRN/SP 6042) – Nutrição e Curadoria da Boomi.

1
Loading...

Ver carrinho