fbpx Skip to content

5 benefícios do pêssego para a saúde + Receitas

benefícios do pêssego para a saúde

De casca aveludada e sabor e aroma inconfundíveis, o pêssego (Prunus pérsica) pertence à família Rosaceae, da qual também estão inclusas outras frutas como maçã, pera, ameixa, cereja e morango. O pêssego possui excelente valor nutricional, é rica em fibras, vitaminas e minerais, trazendo diversos benefícios para a saúde.

Tem sua origem na China e chegou ao Brasil em meados do século XIV, por meio da primeira expedição colonizadora enviada ao país.

A safra ocorre entre novembro e janeiro, época em que a fruta não só fica mais saborosa mas também com maior valor nutricional e preço mais atrativo.

 

Composição nutricional e benefícios do pêssego para a saúde

A fruta armazena diversos nutrientes que são fundamentais para o funcionamento saudável do organismo. Destacam-se a vitamina C, os compostos fenólicos e o betacaroteno, em razão de suas funções antioxidantes.

Em 100g de pêssego, contém:

  • 42 calorias
  • 10,1g de carboidratos
  • 0,88g de proteína
  • 0,18g de gorduras totais
  • 1,89g de fibras (7,56% da ingestão diária recomendada)

 

  1. Promove a saúde ocular: os carotenóides, antioxidantes presentes na fruta possuem capacidade de melhorar a visão. Agem na retina, evitando a degeneração macular (doença ocular que afeta a mácula, área central da retina, responsável pela visão de detalhes) e ajudando a prevenir doenças oculares relacionadas à idade, como a catarata.

 

  1. Melhora a pele: os antioxidantes atuam na proteção das células contra os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele, como rugas e manchas. A vitamina C também aumenta a produção de colágeno, proteína que promove firmeza e elasticidade, deixando a pele com aparência mais suave e prevenindo o aparecimento de rugas.

 

  1. Auxilia a fortalecer o sistema imune: a vitamina C, presente no pêssego, aumenta os anticorpos e a produção de células que combatem os microrganismos, consequentemente, ajuda a fortalecer o organismo contra diversas doenças, outro de seus vários benefícios para a saúde.

 

  1. Ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares: o pêssego possui fibras que auxiliam na diminuição de absorção do colesterol e gorduras pelo organismo, também possui antioxidantes que possuem efeito anti-inflamatório e contribuem para a prevenção da formação das placas gordurosas nas paredes das artérias.

 

  1. Estimula o funcionamento intestinal: o pêssego possui grande quantidade de água e fibras. A combinação dos dois elementos atuam dando mais volume ao bolo fecal, estimulando o peristaltismo (movimento) intestinal e facilitando a eliminação do mesmo.

 

Como escolher?

Além do aroma, é preciso ficar atento à casca da fruta, um bom pêssego possui casca firme e uniforme, de coloração amarelo avermelhada, sem erupções e manchas. Se estiver com casca de cor verde ou textura dura, a fruta ainda não está madura o suficiente.

 

Como consumir

O pêssego pode ser consumido in natura, sendo recomendado comer com a casca para o melhor aproveitamento dos nutrientes, e também pode ser utilizado em preparações de bolos, sucos, chás, saladas e mousses.

 

Receitas com pêssego

Agora que você já conhece os benefícios do pêssego para a saúde, que tal conhecer algumas receitas que utilizam a fruta em seu preparo?

Smoothie de pêssego light:

Ingredientes:

 

Modo de preparo:

  1. Adicione todos os ingredientes em um liquidificador ou mixer;
  2. Bater até virar uma mistura homogênea e cremosa;
  3. Sirva em seguida.

 

Tortinha de pêssego funcional:

Ingredientes:

Para a massa:

Para o recheio:

  • 4 pêssegos pequenos cortados em fatias finas;
  • 4 colheres (chá) de geleia de pêssego ou laranja.

 

Modo de preparo:

  1. Bata todos os ingredientes da massa em um processador
  2. Molde a massa no interior da forminha de fundo removível com 8 cm de diâmetro;
  3. Adicione um pouco de geleia em cada base;
  4. Disponha as fatias de pêssego como uma flor, começando pelas fatias maiores: posicione-as em círculo, começando pelas extremidades e continue até o centro;
  5. Desenforme e sirva com um pouco de canela.

 

Bolo de pêssego integral:

Ingredientes:

 

Modo de preparo:

  1. Unte e enfarinhe uma forma retangular de 30 cm x 20 cm e reserve;
  2. Pré-aqueça o forno a 220 graus;
  3. Em uma tigela coloque o açúcar, a aveia, a farinha, o bicarbonato, o vinagre, o óleo e misture bem;
  4. Aos poucos coloque a água e misture com uma colher até incorporar todos os ingredientes;
  5. Acrescente os ingredientes restantes e misture mais uma vez;
  6. Despeje na forma previamente preparada e leve ao forno por aproximadamente 30 minutos ou até que ao espetar um palito ele saia limpo;
  7. Retire do forno, desenforme e aguarde esfriar;

 

Toast de pêssego:

Ingredientes:

 

Modo de preparo:

  1. Aqueça uma frigideira e regue com um fio de azeite;
  2. Doure as fatias de pêssego dos dois lados;
  3. Leve as fatias de pão ao forno para dar uma leve crocância
  4. Passar o cream cheese e dispor os pêssegos;
  5. Salpicar o tomilho fresco e servir

 

Contraindicações

Como qualquer outro alimento, o pêssego precisa ser consumido com moderação.

Existem pessoas que apresentam alergia ou até mesmo hipersensibilidade às proteínas presentes na fruta, por isso, é importante obter orientação de um profissional da saúde.

 

Juliana Tawata e Fernanda Furmankiewicz (CRN/SP 6042) – Nutrição e Curadoria da Boomi.

1
Loading...

Ver carrinho