fbpx Skip to content

5 benefícios do caqui para a saúde + Receitas com caqui

benefícios do caqui para a saúde

O caqui é uma excelente fonte de vitaminas A e C, fibras e minerais como cálcio, ferro, zinco, magnésio e fósforo, nutrientes que trazem vários dos benefícios para a saúde.

Confira a composição nutricional e a lista de benefícios abaixo.

Em 100g de caqui, contém:

  • 68 calorias
  • 18,3g de carboidratos
  • 0,48g de proteína
  • 0,20g de gorduras totais
  • 4,56g de fibras (18,3% da ingestão diária recomendada)
  • 7,07mg de magnésio (2,7% da ingestão diária recomendada)
  • 17,6mg de fósforo (2,5% da ingestão diária recomendada)
  • 239mcg de vitamina A (39,8% da ingestão diária recomendada)
  • 20,6mg de vitamina C (45,8% da ingestão diária recomendada)

Fonte: TBCA 

 

Benefícios do caqui para a saúde

  1. Melhora o funcionamento do intestino: a fruta possui muitas fibras em sua composição, elas auxiliam na melhorar do funcionamento intestinal, dado que elas conferem maior volume ao bolo fecal, aumentando os movimentos intestinais e a eliminação das fezes;

 

  1. Promove a saúde dos olhos: a luteína e a zeaxantina são carotenoides que possuem capacidade de melhorar a visão. Agem na retina, evitando a degeneração macular e ajudando a prevenir doenças oculares relacionadas à idade, como a catarata. Também possui antioxidantes que são capazes de proteger a retina contra danos;

 

  1. Auxilia na redução de doenças cardiovasculares: a alta quantidade de antioxidantes presentes no caqui reduzem o risco de doenças cardiovasculares, já que eles ajudam a diminuir o acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos;

 

  1. Melhora o sistema imunológico: é fonte de vitamina C, que estimula a atividade dos leucócitos (glóbulos brancos) no sangue, principais células do sistema de defesa do organismo;

 

  1. Previne o envelhecimento precoce da pele: além de todos os benefícios do caqui para a saúde citados acima, ele ajuda na prevenção do envelhecimento precoce da pele. Isso ocorre, pois é rico em antioxidantes que combatem os radicais livres. O consumo da fruta pode auxiliar a minimizar os sinais de envelhecimento da pele, principalmente o envelhecimento precoce, como manchas e rugas.

 

Origem e os tipos de caqui

De sabor adocicado e textura que varia de macia a firme, o caqui (Diospyros kaki) tem sua origem na China e no Japão. Chegou no Brasil em meados do século XIX, com a vinda de imigrantes japoneses, onde teve uma boa adaptação ao clima tropical. Atualmente o estado de São Paulo detém a maior produção da fruta em solo brasileiro, cerca de 58%.

É uma fruta que conta com uma variedade de tipos para consumo, alguns dos mais conhecidos são:

  • Caqui Fuyu: possui consistência firme, coloração mais alaranjada e não apresenta sementes. É a opção mais doce e possui ótima durabilidade.
  • Caqui Rama Forte: com coloração mais avermelhada, se assemelha ao tomate. Tem polpa com consistência mais mole e é menos ácida.
  • Caqui Taubaté: muito semelhante ao caqui rama forte em relação a sua cor e consistência. A diferença está no teor de taninos, que é mais alto do que nos outros, causando a sensação de ressecamento da boca.
  • Caqui Giombo (caqui chocolate): de cor alaranjada, possui consistência mais firme e crocante. Possui durabilidade maior em relação às outras variedades. O nome “chocolate” se dá, pois quando as sementes estão aparentes, a polpa fica mais escura, semelhante à coloração do

 

Como escolher

Na hora da compra, é indicado escolher o caqui que esteja com a casca lisa, sem rachaduras, firme e com coloração uniforme.

Se a fruta já estiver madura, é ideal ser guardada na geladeira por um período de três a cinco dias, ou em algum local fresco, caso seja consumido rápido.

Outra dica, para acelerar a maturação do caqui, é colocar uma banana amadurecida junto com o caqui em um saco de papel e manter em temperatura ambiente. O amadurecimento ocorre, pois a banana madura produz maior quantidade um hormônio chamado etileno, responsável pelo amadurecimento tanto da banana, quanto das frutas que estiverem próximas.

 

Receitas com caqui

Agora que você conhece os benefícios do caqui para a saúde, confira receitas deliciosas e nutritivas para se inspirar.

 

Sorbet de caqui com especiarias:

Ingredientes:

Modo de preparo:

  1. Bata o caqui, o açúcar e o suco de limão no liquidificador até virar uma massa homogênea;
  2. Acrescente as especiarias e bata a massa novamente.

 

Canapé de queijo coalho e caqui:

Ingredientes:

Modo de preparo:

  1. Retire os queijos dos palitos e corte-os em cubos;
  2. Aqueça uma frigideira antiaderente e deixe dourar cada uma das faces do queijo. Reserve;
  3. Corte o caqui em 8 partes;
  4. Com o palito, fure os caquis no centro e prenda-os por cima de cada um dos cubos de queijo coalho;
  5. Regue o mel por cima dos canapés.

 

Molho de caqui para carnes e aves:

Ingredientes:

Modo de preparo:

  1. Em uma frigideira, refogue a cebola e o alho no azeite;
  2. Acrescente os demais ingredientes, exceto a salsinha, mexendo delicadamente, até que o caqui amoleça ligeiramente e desligue o fogo;
  3.  Tempere com a salsinha e sirva sobre as proteínas assadas ou grelhadas.

 

Juliana Tawata e Fernanda Furmankiewicz (CRN/SP 6042) – Nutrição e Curadoria da Boomi.

1
Loading...

Ver carrinho