fbpx Skip to content

4 sementes saudáveis para incluir na alimentação

sementes para incluir na alimentação

Confira 4 sementes saudáveis para incluir na alimentação e seus benefícios: Abóbora, Girassol, Chia e Linhaça.

O uso de sementes vem ganhando grande destaque na alimentação por possuírem grandes concentrações de fibras, vitaminas, minerais, gorduras de ótima qualidade e proteínas.

Além de serem muito nutritivas, são muito versáteis. Podem ser usadas no dia a dia em saladas, iogurtes, frutas, smoothies, pães, entre outros.

A semente é um óvulo fecundado da planta. Ela possui uma proteção externa que é a casca, muito rica em fibras. Já no seu interior é onde estão a gordura e os micronutrientes como vitaminas e minerais.

 

Sementes saudáveis para incluir na alimentação

Aqui estão 4 sementes saudáveis para incluir na alimentação e alguns de seus benefícios. São sementes fáceis de encontrar e que você pode incorporar em suas receitas e refeições facilmente.

Semente de abóbora

  • Ajuda a controlar a pressão sanguínea: as sementes de abóbora são ricas em dois nutrientes importantes para a regulação da pressão sanguínea: o magnésio e o potássio.
  • Fortalece o sistema imunológico: outro nutriente muito presente nesta semente é o zinco, que ajuda o organismo a proteger e combater muitas doenças mantendo a imunidade alta.
  • Ajuda a reduzir inflamação: contêm antioxidantes como carotenoides e vitamina E que são esponsáveis por reduzir a inflamação e proteger as células dos radicais livres nocivos, protegendo contra diversas doenças.
  • Ajuda na saúde da próstata: contêm componentes conhecidos como fitosteróis, que previnem a transformação da testosterona em di-hidrotestosterona, a causadora do aumento da próstata.
  • Reduz os níveis de colesterol ruim (LDL): essas sementes são ricas em ácidos graxos monoinsaturados, como ácido oleico, que ajudam a aumentar o colesterol bom (HDL) no sangue e consequentemente mantém o colesterol ruim (LDL) mais baixo.

Semente de girassol

  • Ação anti-inflamatória e anti-envelhecimento: as sementes de girassol são uma grande fonte de vitamina E, que é considerada anti-inflamatória e ajuda a reduzir sintomas dos mais diversos problemas, como artrite reumatoide, asma e etc. A vitamina E também age diretamente na pele, reduzindo o envelhecimento precoce por exemplo.
  • Combate enxaquecas, estresse e insônia: como são fonte de triptofano e magnésio, elas têm um papel em evitar e combater enxaqueca, estresse e insônia. Além disso, elas garantem bom humor e relaxamento, pois atuam no bom funcionamento do sistema nervoso central.
  • Ajudam na prevenção do câncer: as sementes de girassol são fontes de selênio. Este mineral ajuda na reconstituição do DNA e neutraliza as células cancerígenas. Como também é fonte de carotenoides, previne danos celulares que também poderiam resultar em câncer.
  • Auxilia na saúde da pele e cabelos: a vitamina E presente nas sementes de girassol é um poderoso antioxidante contra os radicais livres. Por conta disso, previnem o surgimento de rugas e a queda de cabelos.

 

Semente de chia

  • Ajuda a controlar o apetite: suas fibras têm uma grande capacidade de absorção de líquidos, transformando-se em uma espécie de gel. Isso acontece também com os sucos gástricos no estômago e quando ingerida se transforma nesse gel que aumenta a dilatação do estômago. É esse mecanismo um dos fatores que favorecem a saciedade.
  • Favorece a redução da pressão arterial: por ser rica em ômega 3, a semente reduz a inflamação no sistema cardiovascular e evita o desenvolvimento da pressão alta.
  • Ajuda na prevenção de osteoporose: a associação do cálcio com o magnésio na semente de chia favorece muito a saúde óssea.
  • Ajuda na saúde intestinal: a chia possui fibras insolúveis, que são aquelas que aumentam tanto o volume quanto a frequência das fezes, e aliviam quem tem prisão de ventre. Caso queira saber mais sobre as fibras, veja nosso post no blog sobre fibras alimentares.

 

Semente de linhaça

  • Ajuda no controle do colesterol: rica em fibras e ômega 3, que diminuem o colesterol ruim. Importante também para pessoas que não consomem peixe. Se você é vegetariano ou não come peixe por qualquer outro motivo, a semente de linhaça pode ser sua melhor fonte de gorduras ômega-3.
  • Prevenção de alguns tipos de câncer: lignanas são compostos vegetais que possuem propriedades antioxidantes e estrogênicas, os quais podem ajudar a diminuir o risco de câncer. As sementes de linhaça contêm até 800 vezes mais lignanas do que outros alimentos vegetais.
  • Alivia os sintomas menopausa: são fonte de ômega-3, manganês, fósforo e outros minerais. Assim como a soja, a linhaça contém propriedades estrogênicas que podem ajudar a aliviar a frequência ou gravidade das ondas de calor.
  • Melhora o funcionamento do intestino: as fibras, quando consumidas com quantidades adequadas de água, melhoram o trânsito intestinal, impedindo a constipação. Apenas uma colher de sopa de linhaça contém 3 gramas de fibra, o que corresponde a 8% a 12% da dose diária recomendada para homens e mulheres, respectivamente.

 

Produtos da Boomi com sementes

Ficou com vontade de incluir sementes na alimentação e assim, usufruir de todos esses benefícios? Saiba que aqui na Boomi você encontra diversos produtos que levam essas sementes saudáveis como ingrediente.

São snacks, suplementos, refeições e até sobremesas. Confira alguns produtos:

Semente de abóbora:

 

Semente de girassol: 

 

Semente de chia: 

 

Semente de linhaça:

 

Fernanda Furmankiewicz (CRN/SP 6042) – Nutricionista e Curadora da Boomi


1

Ver carrinho