Veja no post de hoje 32 alimentos com safra em setembro e seus benefícios.
Alimentos da safra, ou sazonais, nada mais é do que sua produção alinhada ao seu ciclo natural, cujo cultivo e colheita se dão quando as condições climáticas e do solo estão adequadas.
Desse modo eles captam melhor os compostos do solo e o resultado é muito mais sabor e concentração de nutrientes.
Em geral, também tendem a apresentar menor preço, já que sua produção é naturalmente maior, sem necessidade de tecnologias avançadas e agrotóxicos.
Consumir alimentos sazonais só traz vantagens: para a saúde, para o meio ambiente, para o bolso e para o paladar.
Veja 32 alimentos com safra em setembro e seus benefícios
Originário da América Central, o abacate é uma fruta muito nutritiva. Contém vitaminas A, B, C, E, cálcio, magnésio, fósforo, potássio além de substâncias antioxidantes e gorduras de excelente qualidade que controlam os níveis de colesterol no sangue.
A banana é uma fruta de alto valor nutritivo. Fornece muita energia pela sua quantidade de carboidratos, além de conter potássio, magnésio, vitamina C e B. Previne cãibras, controla a pressão arterial e auxilia na digestão.
A banana é rica em triptofano, um aminoácido precursor de serotonina importante na regulação do humor, no controle do apetite, irritabilidade, ansiedade, alivia os sintomas da TPM e ajuda a ter uma ótima noite de sono.
Além de ser fonte de vitamina C e possuir minerais como potássio, magnésio, cálcio e fósforo, é uma das frutas com maior quantidade de substâncias antioxidantes. Por isso, atua desacelerando a degeneração celular e na prevenção de doenças crônicas. Assim como a banana, é riquíssimo em triptofano, que auxilia o humor, o controle do apetite, irritabilidade, ansiedade, alivia os sintomas da TPM e ajuda a ter uma ótima noite de sono.
Famosa por ser rica em vitamina C, a laranja também faz parte da lista de alimentos com safra em setembro. Ela fortalece o sistema imunológico, regula o colesterol, controla a pressão arterial, previne gripes e infecções e estimula o sistema circulatório. Além disso, corrige a acidez excessiva do organismo por conter mais de 150 fitonutrientes e bioflavonoides, potentes antioxidantes que previnem o envelhecimento precoce, doenças cardiovasculares e câncer, fortalecendo o sistema imune.
A maçã é uma das frutas mais consumidas no Brasil e também faz parte da lista de alimentos com safra em setembro. Possui vitaminas A, do complexo B, C e E, potássio e fósforo além de fibras, contribuindo para um melhor funcionamento do organismo e do intestino. É rica em antioxidante chamado quercetina que, como todo antioxidante, previne doenças crônicas e desacelera a degeneração celular.
O melão é uma fruta rica em água e também muito refrescante. É uma ótima forma de auxiliar na hidratação corporal, além de conter vitaminas A e C e minerais como o potássio e antioxidantes. Auxilia no controle do apetite e no emagrecimento, já que possui um alto volume devido as fibras e água e baixa densidade energética.
O morango é considerado uma fonte de vitamina C e se destaca também pelo seu conteúdo em antocianinas e carotenoides, que lhe conferem a cor rósea. A versão orgânica é a mais indicada, já que é um dos alimentos mais conhecidos pelo seu alto teor de agrotóxicos. Assim como o melão, o morango tem baixa densidade energética, sendo um forte aliado da perda de peso.
O mamão formosa é rico em vitaminas A, C, e os minerais magnésio e potássio. Auxilia a digestão e combate a constipação intestinal, além de melhorar a aparência da pele. Possui um composto bioativo, denominado papaína, que traz a função anti-inflamatória e melhora a aparência da pele e de todos os tecidos.
Fruto da planta da espécie Passiflora, o maracujá é rico em vitaminas A e C, além de possuir potássio, magnésio e fósforo. As folhas do maracujazeiro são bem conhecidas pelas suas propriedades calmantes, já o fruto não oferece essas propriedades. No entanto, auxilia no fortalecimento do sistema imunológico e no funcionamento intestinal, graças ao alto teor de antioxidantes e fibras.
A mexerica é fonte de vitamina C e contém sais minerais como cálcio, potássio, magnésio e fósforo. Ela contribui para evitar problemas cardíacos, colesterol alto, diabetes e hipertensão. Muito saborosa e suculenta, possui sabor ácido e adocicado, sendo utilizada com frequência na produção de geleias e sucos ou consumida in natura.
A pera é um alimento leve e prático. Possui boas quantidades de vitaminas A, C e do complexo B, mas se destaca por ser riquíssima em fibras e antioxidantes. Por ser muito prática, a pera pode ser facilmente transportada e consumida em qualquer lugar como lanche saudável, mas também pode ser incluída em várias preparações como sucos, tortas, saladas e geleias.
- Uva
Tanto a uva verde quando a uva roxa, contém vitaminas A, C e do complexo B e os minerais selênio, cálcio e potássio. As uvas também contém o famoso resveratrol, um poderoso antioxidante que retarda o envelhecimento precoce e combate os radicais livres e controla o colesterol no sangue.
Sabe a diferença entre elas? É o tipo de pigmento. A roxa é rica em antocianinas, enquanto a verde, em clorofila.
- Beterraba
A beterraba é uma raiz que se destaca pela sua quantidade de fibras, carboidratos e folato (vitamina B9). É o vegetal com o maior conteúdo de nitrato natural, que tem função vasodilatadora, capaz de reduzir a pressão arterial.
Na Boomi, você encontra a versão tradicional, vermelha e a versão amarela.
A diferença se dá pelo pigmento. Enquanto a vermelha é rica em antocianinas, responsável pelas cores arroxeada dos alimentos, a amarela possui um teor bem maior de carotenóides, que confere coloração de amarela a vermelha aos alimentos.
- Cenoura
Crocante e deliciosa, a cenoura faz parte da lista de alimentos com safra em setembro e é um dos vegetais favoritos tanto dos adultos quanto das crianças. É uma das maiores fontes de betacaroteno, um antioxidante que além das suas funções no combate aos radicais livres, é precursora da vitamina A, cujos benefícios estão relacionados à visão, renovação celular, crescimento e desenvolvimento, imunidade e prevenção de doenças crônicas não transmissíveis.
Na Boomi, voce encontra a cenoura laranja e também a roxa, rica em antocianina, um pigmento com potente função antioxidante.
Originário do Panamá e Costa Rica, o chuchu possui sabor neutro e delicado. Contém quantidades consideráveis de vitamina A, C e do complexo B, além de minerais e fibras. É um alimento com alto teor de água em sua composição e baixo em calorias. Por seu sabor neutro, é muito versátil na cozinha. Pode ser preparado refogado ou cozido e faz parte de saladas, bolinhos e suflês.
O gengibre possui diversos benefícios como melhor desempenho da função digestiva, descongestionante nasal e auxilia no bom funcionamento do metabolismo devida a presença do composto gingerol, que possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Pode ser incluido em sucos, chás, vitaminas, sopas, saladas ou dar aquele sabor especial no chá em um dia de frio.
De origem africana, o inhame é um tubérculo muito cultivado no Brasil, composto principalmente de carboidratos complexos e fibras solúveis que auxiliam o trânsito intestinal, além de conter vitaminas C, complexo B e potássio, essenciais para o bom funcionamento do organismo.
Conhecido pelo seu sabor amargo, o jiló apresenta polpa macia, porosa e com pequenas sementes brancas. É rico em fibras solúveis e insolúveis, além das vitaminas A, C e do complexo B e minerais como cálcio, potássio, magnésio e fósforo, contribuindo para a manutenção do organismo e fortalecimento do sistema imunológico.
A mandioquinha, também conhecida como batata-baroa ou batata-salsa é uma excelente fonte de energia e fibras, além de conter boa quantidade de vitaminas A, C e do complexo B, magnésio e cálcio.
O agrião possui sabor marcante e levemente picante, graças a presença dos glicosinolatos, que tem função antioxidante. Contém grande quantidade de vitaminas A e C, cálcio e potássio e também antioxidantes. Combate o envelhecimento celular causado por radicais livres e previne doenças crônicas.
- Alface
A alface é um vegetal fácil de ser incluído na alimentação diária e uma das mais conhecidas hortaliças do mercado brasileiro. Com sabor leve e rica em fibras, a alface auxilia no trânsito intestinal. Há quem prefira a lisa, a roxa (rica em antocianinas), a crespa, a americana ou a mimosa. Todas igualmente deliciosas e com as mesmas propriedades nutricionais.
De sabor mais suave que a cebola, o alho poró é rico em fibras, fósforo, potássio, selênio e vitamina C. Quem gosta de cozinhar, sabe que o segredo de uma boa comida está no uso dos temperos certos e o alho-poró pode ser um ingrediente indispensável nas suas preparações.
- Brócolis
O brócolis é conhecido por ser uma ótima fonte de cálcio para quem não ingere produtos lácteos. Além disso é rico em fibras solúveis que auxiliam o transito intestinal e glicosinaltos, que são potentes antioxidantes.
Na Boomi você encontra o brócolis ninja e o ramoso.
O coentro é bem conhecido por dividir opiniões: uns amam, outros não suportam, e ele também faz parte da lista de alimentos com safra em setembro. É uma erva de sabor forte, com notas de pimenta, sálvia e limão, levando, ao mesmo tempo, um elemento cítrico e picante para as receitas. O coentro é uma poderosa fonte de ferro, ideal para que não consome produtos de origem animal.
A couve é rica em glicosinolatos, que confere um sabor levemente picante, e que possui função antioxidante. Assim como o brócolis, as couves são ótimas fontes de cálcio. Também se destacam pela sua quantidade de fibras insolúveis que auxiliam o trânsito intestinal, vitaminas A, C, E, K, cálcio, ferro, potássio e magnésio, essenciais para o funcionamento adequado do metabolismo.
A erva doce é uma planta medicinal usada popularmente para gastrite, inchaço abdominal, má digestão, gases e dor de cabeça devido as propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e antidispéptica.
Adocicada e cheirosa, é perfeita para incrementar bolos, broas e pães. Também tempera carnes, linguiças, feijão branco e embutidos. As folhas trazem frescor para saladas e licores.
Conhecida por seu sabor amargo, a escarola é rica em vitamina A, E, ácido fólico, potássio, selênio e fibras insolúveis. Além do seu alto poder antioxidante, as fibras auxiliam no transito intestinal.
Famoso pelo desenho “Popeye”, o espinafre literalmente nos deixa mais fortes por ser um vegetal muito nutritivo. Rico em vitaminas A, K e do complexo B, se destaca mais ainda pela sua quantidade de folato (ácido fólico ou vitamina B9), essencial para a divisão celular e prevenção da anemia, principalmente para quem busca engravidar, auxiliando o crescimento e desenvolvimento adequado do feto.
A Hortelã contém antioxidantes poderosos, que lhe conferem propriedades antibacterianas, antifúngicas e anti-inflamatórias. Se destaca pela sua quantidade de vitamina A e magnésio, essenciais ao bom funcionamento do metabolismo. Vai bem no chá, batida com suco de frutas, na água aromatizada, em saladas e até como tempero.
O repolho é um vegetal pertencente ao gênero Brassica, o mesmo do brócolis, couve-flor e couve. Possui boas quantidades de vitamina A, C e E, além de cálcio, potássio, selênio e fibras alimentares. Tem propriedades antioxidantes, antinflamatórias e protetivas ao coração.
A rúcula é uma hortaliça verde-escura, rica em glicosinolatos, da mesma família das couves. Além disso, é rica em antioxidantes, vitaminas A, C e minerais como ferro, cálcio e potássio. Combate os radicais livres e previne o envelhecimento celular. A vitamina A também ajuda a manter em dia a saúde dos olhos e a qualidade da visão. Além disso, o alto teor de vitamina C faz com que essa verdura contribua para a manutenção da imunidade.
A salsinha é um dos temperos mais comuns da cozinha brasileira. Além de dar sabor a diversos pratos, é rica em vitaminas A, B1, B2 e C, além de carregar sais minerais como cálcio, potássio, fósforo, enxofre, magnésio e ferro, essenciais ao bom funcionamento do metabolismo.
Conclusão
Gostou de saber mais sobre os alimentos com safra em setembro e seus benefícios?
Não tem segredo, fazer das frutas, legumes e verduras, a base da alimentação só traz vantagens. E quando estão no período da safra, melhor ainda. Afinal, nossa saúde também depende da saúde do meio ambiente e vice-versa.
Livia Freitas e Fernanda Furmankiewicz (CRN/SP 6042) – Nutrição e Curadoria da Boomi.