fbpx Skip to content

14 receitas para a Ceia de Natal: Aperitivos, Ceia e Sobremesas

Receitas para a Ceia de Natal

Uma das maiores datas comemorativas do ano está chegando: o Natal! E nós separamos para você uma lista completa de receitas para a ceia de natal.

Nesse post você irá encontrar de tudo: Aperitivos, pratos para a Ceia, Sobremesas e até receitas para fazer com as sobras do dia anterior.

Se você quer inovar este ano, nesse post irá encontrar receitas criativas que além de saudáveis, são muito saborosas. Essas receitas para a ceia de Natal foram criteriosamente selecionadas e adaptadas com ingredientes de verdade e que fazem bem para o nosso corpo.

Comer é muito mais do que apenas ingerir calorias, é um processo social que nos aproxima das pessoas que amamos e da nossa cultura, e deve ser uma experiência prazerosa! Aqui vão algumas receitas para deixar sua ceia de Natal deliciosa.

 

Receitas para a ceia de natal

Aperitivos

Torradas recheadas com queijo e nozes

Aperitivo saboroso e elegante que vai dar um toque especial no seu Natal. Se você quer impressionar os convidados, esse é o aperitivo ideal. O seu grande diferencial está na qualidade dos ingredientes, pois é super fácil de fazer.

Ingredientes:

Modo de Preparo

  1. No processador ou batedeira, coloque os pedaços de queijo frescal, o queijo parmesão e o azeite.
  2. Processe ou bata, ligando e desligando o aparelho até formar uma pasta grossa, mas não lisa.
  3. Transfira-a para uma tigela e tempere com o molho de pimenta, o sal e a pimenta moída.
  4. Cubra a tigela com filme plástico e leve à geladeira por no mínimo, 2 horas.
  5. Retire a pasta de queijo da geladeira e modele-a com pequenas porções, em 30 a 35 bolinhas; role uma de cada vez nas nozes picadas e, em seguida, recheie a torrada.

Coloque as torradas recheadas em uma travessa grande, cubra com filme plástico e deixe na geladeira até o momento de servir.

 

Lula ao vinagrete

Comece a sua Ceia de Natal com esse delicioso aperitivo. A Lula ao vinagrete é saborosa, refrescante e fica em pronta em poucos minutos. Surpreenda com essa receita, te garanto que seus convidados irão adorar.

Ingredientes

Modo de preparo

Corte a lula em rodelas ou em tamanho menor e reserve. Corte os tomates e a cebola e reserve em potes separados. Em uma frigideira, coloque o azeite e deixe aquecer. Quando estiver quente, coloque a lula e deixe dourar por 3-4 minutos. A lula tem que ir para a panela quente e sempre mexer para não ficar borrachuda. Em seguida, coloque a cebola e depois de um tempo o tomate. Desligue o fogo e deixe a panela tampada para cozinhar um pouco a cebola e o tomate. Transfira para uma vasilha e tempere com a salsinha, cúrcuma, sal e pimenta.

Sirva com uma torradinha. Indicamos a torradinha de batata doce com chia!

 

Aperitivo de árvores de Natal

Se você está procurando um aperitivo tradicional de Natal que seja excepcionalmente delicioso e fácil de fazer, você encontrou. Essa receita vai deixar a sua ceia de Natal ainda mais natalina e festiva.

Ingredientes:

Modo de preparo:

Comece fazendo o guacamole: descasque o abacate e amasse a polpa com um garfo. Depois misture nela um pouco de sal, suco de limão, molho de pimenta e a cebola picada. Uma dica é peparar esta pasta com antecedência e reservar na geladeira, para servir geladinha. Separar o pão e cortá-lo em triângulos. Espalhe o guacamole sobre o pão e em seguida acrescente o tomate em cubinhos. Tempere com pimenta a gosto e termine espetando um palito de salgado na parte mais larga de cada torrada.

 

Pasta de grão de bico com torradas

Essa deliciosa pasta de grão de bico, além de rápida e fácil de fazer é também muito nutritiva. O grão de bico é um alimento rico em proteínas, sais minerais e vitaminas do complexo B. Um aperitivo vegano que com certeza fará sucesso em sua Ceia!

Ingredientes:

Modo de preparo:

Sobre uma tigela passe os grãos-de-bico por uma peneira e deixe escorrer bem a água. Com a lateral da faca, amasse o dente de alho e descarte a casca. Lave, seque e pique a salsinha grosseiramente. No processador de alimentos, coloque metade grão-de-bico, o alho, a água e 3 colheres (sopa) de azeite. Bata bem até formar uma pasta lisa – esse passo é importante não só para bater o grão-de-bico mas também para triturar o alho. Transfira para uma tigela e reserve.

Coloque a outra metade do grão-de-bico no processador. Junte o restante do azeite e bata no modo pulsar apenas para quebrar os grãos, eles vão dar uma textura rústica para a pasta. Junte os grãos batidos à pasta na tigela, misture a salsinha, prove e tempere com sal e pimenta. Sirva a seguir com pão sueco.

Fonte: Panelinha

 

Tábua de queijos

A tradicional tábua de queijos é perfeita para ser servida de aperitivo na sua ceia de Natal. Um petisco fácil de preparar e que agrada a todos. Se você tiver um cortador de biscoitos em casa, aproveite para cortar os queijos em formatos diferentes como estrelas, assim deixará a sua mesa ainda mais natalina.

Ingredientes:

Modo de preparo:

Corte os queijos em pequenos quadrados. Escolha uma bandeja e monte os queijos por tipo de sabor. Para decorar, utilize frutas, tomates e castanhas.

 

Ceia

Lombo assado com tomate e ervas

O lombo é considerado o mais saudável corte de carne do porco, apresenta pouca gordura e é rico em proteínas. Vale investir em receitas como essa com tomate e ervas que deixam o lombo úmido e perfumado.

Ingredientes:

Modo de preparo:

Seque bem a peça de lombo com papel-toalha ou um pano de prato limpo. Com a ponta de uma faca fina e afiada, faça furos na parte de baixo da peça de lombo (oposta parte com gordura), com cuidado para não transpassar a carne – os furos fazem com que a carne absorva melhor o tempero. Transfira o lombo para uma tigela grande. Polvilhe o alecrim sobre a peça de lombo e tempere com sal, cúrcuma e pimenta-do-reino. Regue com o azeite e espalhe os temperos com as mãos para cobrir toda a superfície da carne. Deixe a parte do lombo com os furos virada para cima, tampe e leve à geladeira por pelo menos uma hora para absorver os sabores.

Faltando 15 minutos para o tempo da marinada, retire o lombo da geladeira para perder o gelo e pré-aqueça o forno a 180 °C (temperatura média). Leve uma frigideira grande (ou panela) ao fogo alto. Quando aquecer, regue com mais azeite. Coloque a peça com a gordura em contato com a frigideira e mantenha em fogo alto por 5 minutos, até ficar bem dourada. Diminua o fogo para médio e vá virando a peça com a pinça para dourar todos os lados do lombo, inclusive as pontas.

Desligue o fogo e transfira o lombo para uma assadeira grande. Reserve a frigideira enquanto separa os legumes — ela não pode estar muito quente nessa hora, pois o vinho pode espirrar. Com a lateral da lâmina da faca, amasse e descasque os dentes de alho. Lave os tomates com cuidado e disponha na assadeira ao redor do lombo. Distribua também na assadeira o alecrim, os dentes de alho e os ramos de louro. Regue as ervas e os legumes com azeite e tempere os tomates com sal.

Regue a frigideira com a água, o vinho e volte ao fogo médio. Raspe bem o fundo da frigideira com uma espátula para dissolver os queimadinhos – eles dão sabor ao preparo. Mantenha no fogo até ferver. Transfira o líquido da frigideira para a assadeira, com cuidado para não regar sobre o lombo. Leve ao forno para assar por cerca de 45 minutos para o lombo terminar de cozinhar internamente – para garantir que o lombo esteja assado, mas ainda suculento, espete a lateral da peça com a ponta da faca; se o líquido sair rosado, deixe assar por mais alguns minutos. Se estiver usando termômetro, a temperatura interna deve ser 68 ºC.

Transfira a carne, os tomatinhos e as ervas para uma travessa – é importante deixar o lombo descansar por 10 minutos antes de fatiar, assim os sucos da carne se redistribuem e ela fica mais suculenta. Enquanto isso, prepare o molho. Sobre uma jarra medidora, coe o líquido da assadeira numa peneira. Leve uma panela pequena com a manteiga ao fogo baixo. Assim que derreter, acrescente a farinha de trigo e mexa com uma espátula por 1 minuto até começar a dourar – essa mistura de farinha e manteiga, chamada roux, serve para engrossar o molho.

Desligue o fogo, junte o caldo da assadeira ao roux e mexa bem com um batedor de arame para dissolver os gruminhos de farinha. Volte ao fogo baixo e mexa por mais 3 minutos para o molho engrossar. Transfira para uma molheira. Corte o lombo em fatias finas e sirva com o molho e os tomatinhos assados.

Fonte: Panelinha

 

Peru ou Galinha assada com vinho e alho poró

A receita clássica da ceia de Natal não poderia faltar. Na verdade, está não é apenas uma receita, mas uma técnica: graças a um pano de prato umedecido com vinho e manteiga usados para proteger o peito, o peru fica ainda mais suculento. Você precisa conferir.

Ingredientes:

Modo de preparo:

Para manter a textura, o certo é descongelar o peru ou o frango de maneira lenta e uniforme. Para isso, coloque o peru ainda na embalagem sobre uma assadeira e leve para a geladeira. Deixe descongelar por cerca de 48 horas. Pré-aqueça o forno a 220 ºC (temperatura alta). Separe um pano de prato velho e limpo. Corte o pano ao meio para formar um quadrado – ele vai ser usado na hora de secar e assar o peru, depois descartado.

Retire o peru (descongelado) da geladeira e separe os miúdos (você pode reservar na geladeira para outra receita). Como não encontramos mais no mercado peru sem tempero pronto, siga os passos a seguir para amenizar o sabor artificial: coloque o peru numa tigela grande e lave sob água corrente. Cubra com água limpa e deixe de molho por 10 minutos. Descarte a água e repita o mesmo processo mais uma vez – isso serve para tirar o excesso de tempero do peru.

Numa panela, derreta a manteiga com o vinho e desligue o fogo. Com o pano de prato, seque bem o peru e transfira para a assadeira. Coloque o pano na panela com o vinho e a manteiga derretida; esprema para retirar o excesso e cubra o peito e as asinhas do peru com o pano. Cruze as coxas e amarre com um barbante ou coloque sob a pele do peru. Corte rodelas de limão e coloque na cavidade, deixando uma para tampá-la.

Leve a assadeira ao forno e deixe assar por 30 minutos. Reduza a temperatura para 180 ºC (temperatura média) e deixe assar por mais 3 horas – a cada 30 minutos, retire o peru do forno e pincele com o vinho e a manteiga.

Quando o peru estiver assado, retire a assadeira do forno e, com uma pinça, retire e descarte o pano. Se quiser, decore com rodelas de alho poró, pincele-os com o restinho de manteiga e vinho e leve ao forno por mais 10 minutos, apenas para terminar de dourar o peito.

Transfira para uma tábua de corte. Cubra com papel-alumínio para não esfriar e deixe descansar por cerca de 10 minutos antes de servir.

Fonte: Panelinha

 

Bacalhoada com batata, ovo e azeitona

Para aqueles que preferem peixe, essa receita de bacalhoada vai complementar a sua ceia de Natal, e sua montagem deixa o prato com um ar rústico e elegante. Seus convidados irão amar!

Ingredientes:

Modo de preparo:

Na véspera, lave as postas de bacalhau sob água corrente para retirar o excesso de sal. Transfira para um refratário (ou tigela), cubra com água e deixe de molho por 24 horas na geladeira – troque a água pelo menos 5 vezes durante o processo, sempre com água fria. No dia do preparo, pré-aqueça o forno a 200 ºC (temperatura média).

Faça o pré-preparo: lave e seque os pimentões e os tomates. Corte cada pimentão ao meio, no sentido do comprimento e descarte as sementes; corte as metades em 2 tiras e as tiras em 3 pedaços. Descasque e corte as cebolas em quartos. Lave bem a casca das batatas com uma escovinha para legumes, corte cada uma ao meio, no sentido do comprimento, e cada metade em 6 pedaços.

Escorra a água do bacalhau e passe as postas sob água corrente. Corte cada posta ao meio, no sentido da largura – no total você vai ter 12 pedaços. Transfira o bacalhau para uma panela, cubra com água, junte as cabeças de alho e leve ao fogo médio. Quando começarem a subir as primeiras bolhas, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 5 minutos.

Com uma escumadeira (ou pinça), retire as postas de bacalhau da água e transfira para um refratário. Mantenha a panela com a água no fogo e coloque batatas. Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, elas devem estar cozidas mas ainda firmes – espete com um garfo para verificar.

Passe as batatas e as cabeças de alho por um escorredor e deixe escorrer bem a água. Cozinhe os ovos, descasque e corte-os em pedaços. Regue o fundo de uma assadeira grande de 40 cm x 35 cm com ½ xícara (chá) de azeite (caso seu forno for pequeno, divida a receita em duas assadeiras). Disponha as postas de bacalhau deixando espaço entre cada uma. Entre as postas, distribua as batatas, ovos, os pedaços de pimentão, os tomates, as cebolas, as cabeças de alho e as azeitonas. Tempere os legumes com sal e pimenta a gosto e regue tudo com o azeite restante.

Cubra a assadeira com papel-alumínio e leve ao forno para assar por 30 minutos. Retire o papel-alumínio, regue o bacalhau e os legumes com o líquido da assadeira e deixe assar por mais 15 minutos. Retire do forno e sirva.

Fonte: Panelinha

 

Salpicão vegetariano (ou vegano)

O Salpicão é uma receita clássica sempre presente na ceia de Natal, além dos almoços de domingo. Essa versão de salpicão vegetariano é tão deliciosa quanto a tradicional. Crocante, refrescante e saudável.

Ingredientes:

Modo de preparo:

Bata o queijo frescal ou o tofu até chegar em uma textura cremosa e misture todos os ingredientes em uma vasilha, incorporando-os delicadamente. Acerte o tempero e leve para a geladeira por 2 horas antes de servir.

 

Sobremesas

Bolo de Maçã com crumble de Nozes, castanha de caju e caramelo salgado

Uma sobremesa que precisa estar presente na sua lista de receitas para a ceia de natal é esse bolo. Saudável e delicioso, vai te surpreender com o seu sabor exuberante, além de compor lindamente a sua mesa.

Ingredientes bolo:

Ingredientes crumble:

Ingredientes  caramelo:

Modo de preparo:

Bolo: Misture as farinhas, a canela, o sal e o açúcar mascavo. Depois acrescente o mel, o leite de amêndoas e o óleo de coco. Mexa e comece a adicionar os ovos um a um. Misture bem. Por último, o fermento, as maçãs e as nozes. Coloque a massa em uma forma (retangular de 30×30cm) forrada com papel vegetal e untada com azeite. Espalhe bem. Levar ao forno pré aquecido a 200° por 50 minutos.

Crumble: Enquanto o bolo assa, você pode fazer o crumble. Num recipiente, junte a farinha de amêndoa com o óleo de côco e mexa, depois acresente a canela e em seguida as nozes e as amêndoas. Mexa com as mãos para formar um granulado. Retire o bolo do forno e espalhe o crumble em toda a superfície. Volte a colocar no forno para assar, por cerca de 20 minutos.

Caramelo: Para o caramelo, coloque numa panela o açúcar e a água. Leve ao fogo e quando ferver bem, adicione o leite de amêndoas. Mexer e juntar o sal. Assim que levantar fervura, baixe o fogo e deixar ferver até começar a espessar, mas ainda líquido. Retire o bolo do forno e desenforme com cuidado. Com o cabo de uma colher de pau, faça furos em todo o bolo. Despeje o caramelo sobre o bolo de forma que ele entre nos buracos e cubra a superfície.

Fonte: Comida Colorida Blog

 

Mousse de chocolate vegano e sem açúcar

A clássica sobremesa de Mousse de Chocolate não poderia faltar nessa lista de receitas para a ceia de natal. Te garanto que essa versão vegana irá agradar o paladar de todos os seus convidados que amam chocolate. Essa mousse fica com uma consistência perfeita, aerada e muito saborosa.

Ingredientes:

Modo de preparo:

Hidrate as sementes de chia no leite de amêndoas por 15 minutos. Após isso, leve todos os ingredientes no liquidificador e bata até obter um creme liso. Coloque em tacinhas e leve à geladeira para ganhar consistência. Adicione nibs de cacau para confeitar e sirva gelado.

Fonte: A Casa Encantada

 

Receitas para o dia seguinte

É comum acabar sobrando um pouco de comida da ceia de Natal e, para evitar o desperdício, podemos dar uma nova cara e um novo sabor àquelas preparações. Além de reaproveitar um alimento, você acaba economizando tempo e dinheiro nas refeições do dia seguinte!

 

Salada de frango desfiado com alface e manga

Frango desfiado, alface e manga se juntam para fazer uma saborosa e saudável salada, perfeita para ser servida de entrada. O toque especial está no seu molho. Impossível não gostar de comer salada com essa receita.

Ingredientes: 

Modo de preparo:

Descarte a raiz e lave as folhas de alface sob água corrente. Descasque e corte a manga em cubos médios e pique a castanha-de-caju grosseiramente. Num pote de vidro com tampa, coloque a mostarda, o vinagre, o azeite e o mel. Feche e chacoalhe bem para misturar. Coloque as folhas de alface numa travessa e disponha porções do frango desfiado sobre as folhas. Distribua os cubos de manga e salpique as castanhas-de-caju picadas. Regue com o molho de mostarda e sirva a seguir.

Fonte: Panelinha 

 

Sanduíche de frango

Sobrou frango do dia anterior? Então experimente fazer essa receita. Sanduíche de frango suculento e saboroso que fica pronto em poucos minutos. Perfeito comer no lanche da tarde ou receber os amigos em casa.

Ingredientes:

Modo de preparo:

Corte cerca de 6 Fatias de frango e reserve. Adicione a manteiga e o azeite e espere derreter. Junte o alho e frite rapidamente, adicione o tomate picado (sem sementes), o pimentão e cozinhe por 1 minuto. Junte o frango picado, o molho de tomate e misture bem. Adicione a água, molho de pimenta a gosto, corrija o sal e deixe cozinhar por 2 minutos. Finalize com cebolinha e salsinha misture bem. Monte seu lanche e aproveite!

Fonte: Receitas de Minuto

 

Bruschetta de bacalhau

Se você é fã de bruschetta, receita tradicional italiana, precisa experimentar essa versão. Essa receita de bruschetta de bacalhau vai elevar o nível do seu almoço ou jantar. Transforme as “sobras” de outras refeições em novos pratos.

Ingredientes:

Modo de preparo:

Comece desfiando as 200g de bacalhau já dessalgado, então em uma tigela, adicione a cebola roxa pequena cortada em fatias bem finas, salsa picada, pimentão verde, tomate e azeite. Misturar bem. Deixe essa mistura “descansar” uns 20 minutos para todos os sabores se misturarem bem. Na hora de servir, corte o pão e leve-o ao forno para ficar levemente crocante, e então, sirva uma porção generosa da mistura de bacalhau por cima.

Fonte: Na Minha Panela

 

Conclusão

Gostou da nossa seleção de receitas para a ceia de natal? Tenho certeza que com essas dicas, a sua ceia será completa e repleta de elogios.

Em meio a tantos obstáculos que enfrentamos em 2020, não deixe que a magia do Natal se vá.

Mesmo num momemento de isolamento é possível ainda se conectar com as pessoas que amamos virtualmente. Por isso, faça vídeo chamadas durante a ceia, ligue para aquele seu amigo ou parente que não vê a um tempo para desejar Feliz Natal, e claro, compartilhe com ele essas receitas para a ceia de natal.

Não deixe que a distância atrapalhe a comemoração desta data tão especial. Vamos seguir com os corações cheios de esperança tendo fé de quem muito em breve, estaremos todos juntos novamente.

Nós desejamos a você um Feliz Natal repleto de alegrias e de muita saúde!

 

Fernanda Furmankiewicz (CRN/SP 6042) – Nutricionista e Curadora da Boomi


1

Ver carrinho