fbpx Skip to content

11 resoluções saudáveis de ano novo para começar bem o ano

resoluções saudáveis de ano novo

Confira nesse texto 11 resoluções saudáveis de ano novo para começar 2021 com o pé direito. 

 

Estamos oficialmente na última semana do ano. Muitos esperam ansiosamente pela virada do ano, já que 2020 foi um ano incomum, turbulento e desafiador. Enfrentamos pandemia, desemprego e mais diversos outros obstáculos ao longo do caminho.

Mas será mesmo que o simples fato da folha do calendário mudar, automaticamente faz com que aconteça uma mudança também em nossas vidas? Quem dera fosse tão fácil assim, né?

Um novo ano significa um novo começo para muitas pessoas.

Para muitos, um novo ano significa um novo começo. E uma das principais metas listadas está relacionada a saúde, como perder peso, fazer uma reeducação alimentar e iniciar uma rotina de exercícios. Num ano de pandemia, nós passamos a valorizar e a nos preocupar muito mais com a nossa saúde e nosso estilo de vida.

No entanto, na maioria das vezes, essas resoluções costumam ser restritivas e insustentáveis ao longo prazo, levando a maioria das pessoas a desistirem antes mesmo de chegar o Carnaval.

Para quebrar esse ciclo, é importante tomar decisões que podem não apenas melhorar a nossa saúde e bem-estar, mas também serem seguidas por toda a vida.

Se você não deseja apenas mudar de ano, mas também mudar de vida, aqui estão 11 resoluções saudáveis de ano novo que você realmente pode cumprir.

 

Porque minhas resoluções de Ano Novo fracassam?

Primeiramente, eu preciso bater nessa tecla. Porque será que a maioria das nossas metas fracassam? A verdade é que isso acontece por diversas razões, mas a maioria delas estão relacionadas ao medo e ambição.

As pessoas costumam definir metas muito altas ou em grande quantidade e nesse caso o tiro pode sair pela culatra, porque uma vez que a empolgação inicial passa, o medo assume o controle. E é exatamente assim que começamos a nos sabotar.

Já ouviu aquela frase “Não vá com muita sede ao pote”? Essa frase começou a ser dita baseada na estória de uma pessoa que já havia andado muito pelo deserto e estava morrendo de cansaço e de sede. Chegou o momento tão esperado quando, finalmente, se deparou com um pote de barro cheio de água fresquinha. Mas, no desespero, foi com tanta pressa e falta de atenção para pegar o pote, que acabou deixando-o cair no chão e se espatifar, não conseguindo beber nenhuma gota daquela água que poderia saciar sua sede.

Para alcançar com sucesso as suas resoluções, metas pequenas e de curto prazo são as mais eficazes. Lembre-se que um passinho de cada vez ou uma etapa de cada vez é a melhor maneira de alcançar o sucesso.

 

Como fazer suas resoluções saudáveis de Ano Novo

Sair da nossa zona de conforto assusta e isso faz com que as pessoas desistam antes que sua resolução se torne um hábito.

Os especialistas em saúde acreditam que as mudanças abruptas podem parecer emocionantes no início, e realmente são né? A gente sempre fica empolgado quando escreve a nossa listinha no final de ano. Mas quando temos que mudar uma boa parte da nossa rotina diária para atingir nossos objetivos, ficamos com medo de continuar e voltamos à estaca zero, exatamente de onde começamos.

Em 1960, o cirurgião plástico Maxwell Maltz definiu a duração de 21 dias para criar um hábito; portanto, manter uma meta para esses 21 dias trará sucesso.

Estabelecendo metas de curta prazo, torne-as tangíveis e viáveis. Por exemplo, em vez de afirmar que você perderá 10 quilos em 2021, diga que caminhará todos os dias por 2 semanas ou deixará de comer fast food por 2 semanas. Percebe a diferença entre uma meta e outra?

As pessoas tratam suas resoluções, metas e hábitos de maneiras diferentes. Por exemplo, algumas pessoas podem precisar escrever as metas para manter o controle, outras precisam falar sobre seus hábitos e objetivos, e tem aquelas que gostam de criar um painel visual.

Entenda como você pode ter o melhor sucesso e aplique isso.

Outra dica é obter ajuda e o apoio de outras pessoas. Caso se sinta confortável, compartilhe as suas resoluções saudáveis de ano novo com os seus amigos mais próximos, marido, esposa ou pais para que eles entendam quais são os seus objetivos. Seja para te ajudar a alcançar, te incentivar ou até mesmo não atrapalhar o seu progresso.

Mas é importante não colocar toda sua força e expectativa nas pessoas. Lembre-se que o compromisso principal é com você mesmo, faça sempre por você!

 

11 resoluções saudáveis de Ano Novo

 

  1. Coma mais alimentos de verdade

Uma das maneiras mais fáceis e sustentáveis ​​de melhorar a saúde geral é comendo mais alimentos de verdade. Isso significa descascar mais e desembalar menos. Essa meta também pode ser feito de forma lenta e consistente. Por exemplo, se você não está acostumado a comer vegetais, comece adicionando apenas uma porção do seu vegetal ou legume favorito em suas refeições todos os dias e vá aumentando gradativamente.

Ao incluirmos comida de verdade, integral e orgânica em nossa rotina, conquistaremos um estilo de vida muito mais saudável e equilibrado, o que significa mais energia e qualidade de vida.

 

  1. Se movimente mais

Acredito que este tópico esteja na listinha de resoluções saudáveis de ano novo da maioria das pessoas. Isso porque, devido a pandemia, a prática de atividade física diminuiu drasticamente.

Mas seja pela pandemia, por ter um ”trabalho sedentário” ou simplesmente ser inativo, muitas pessoas passam a maior parte do tempo sentadas. Porém, ficar sentado demais pode ter efeitos negativos na saúde, por isso movimente-se mais, mesmo que seja destro de casa.

Atitudes simples como subir as escadas ao invés de ir pela escada rolante realmente faz diferença. Se você mora em prédio, suba pelas escadas até o segundo andar e depois pegue o elevador; Faça exercícios físicos com objetivos de casa mesmo; Dê uma volta no seu quarteirão no começo ou no final do dia ou apenas levante algumas vezes durante o expediente para alongar e esticar as pernas.

 

  1. Encontre uma atividade física que goste

Quando você entende a importância da atividade física para a manutenção da sua saúde física e mental, está na hora de escolher qual atividade você gosta mais e que se encaixa com a sua rotina. Se você nunca praticou nenhuma atividade antes, vá colocando em prática aos poucos aquelas que têm mais curiosidade e teste até encontrar aquilo que realmente te dê prazer.

Eu por exemplo, nunca frequentei academia, já tentei fazer alguns exercícios de musculação em casa, mas não consegui manter de forma consistente porque não é o tipo de exercício que eu gosto. Sempre tive curiosidade em fazer yoga e esse ano comecei a praticar e simplesmente amei. A prática de yoga me dá tanto prazer que eu almejo por esse momento do meu dia, e é assim que a atividade física deve ser na sua rotina: prazerosa e sem grandes sacrifícios, assim você conseguirá mantê-la por muito tempo.

 

  1. Tenha qualidade no sono

O sono é uma parte essencial da nossa saúde geral, mas as vezes subestimamos a sua importância, porém a privação do sono pode levar a consequências graves. Por exemplo, a falta de sono pode aumentar o risco de ganho de peso, doenças cardíacas e até depressão.

Existem inúmero motivos pelos quais as pessoas não dormem o suficiente ou não conseguem dormir um sono de qualidade. Por isso é importante se concentrar em sua rotina e estilo de vida para entender o que precisa ser melhorado.

Dicas básica como diminuir o tempo de tela antes de dormir, reduzir a poluição luminosa em seu quarto ou reduzir o consumo de cafeína são algumas maneiras simples de melhorar o sono. Manter uma rotina de horários para ir para a cama e acordar também ajuda. Se você sofre de insônia, experimente praticar meditação e técnicas de respiração para alcançar um relaxamento profundo.

 

  1. Experimente a meditação

Falando em meditação, esta é uma prática que com certeza irá te proporcionar inúmeros benefícios como o bem-estar mental. Ela reduz o estresse e a ansiedade, fortalecendo o sistema nervoso e imunológico, melhora a memória e aumenta a capacidade de concentração.

Existem muitas maneiras de meditar e é fácil encontrar livros, podcasts e aplicativos que ensinam como iniciar essa prática.

Não veja a meditação apenas como algo que deva ser praticado por budistas ou num lugar muito inspirador como o topo de uma montanha. A meditação é para qualquer pessoa que deseja revigorar suas energias, tranquilizar-se e cuidar do seu interior.

 

  1. Use menos plástico no dia a dia

Reduzir o consumo de plástico no dia a dia deve estar na sua listinha de resoluções saudáveis de ano novo. A ONU estima que em 2050 haja mais plástico no mar do que peixes. O plástico tomou conta de nossas vidas e, pela circunstância atual, também do mundo.

Existem muitas trocas fáceis que todos nós podemos fazer para ajudar a começar a reduzir a poluição por plástico. São substituições simples que você pode incorporar em sua rotina como, não usar sacolinhas plásticas, inclusive aqueles que você embala os legumes e produtos a granel, evitar comprar garrafas de água, carregar utensílios reutilizáveis como o famoso canudinho, e se você for mulher substituir os absorventes descartáveis por opções ecológicas.

Se você precisa de ajuda nesta resolução, eu escrevi um texto completo sobre o assunto aqui no Blog da Boomi, para conferir basta clicar aqui.

 

  1. Pratique o autocuidado

Não pense que reservar um tempinho para você é egoísmo, na verdade ele é fundamental para manter a sua saúde e bem-estar.

Para pessoas com agendas lotadas e tempo limitado, tomar a decisão de se dedicar ao autocuidado pode exigir algum planejamento. No entanto, vale a pena esse investimento de tempo.

O autocuidado não precisa ser elaborado ou demorado. Pode ser simplesmente fazer uma rotina de skin care uma vez por semana, fazer meia hora de yoga no final do dia, preparar uma refeição caseira para si mesmo, dar um passeio ao ar livre, ou tirar um cochilo no domingo a tarde. Não esqueça de incorporar em sua rotina práticas que te dão prazer.

 

  1. Limite o tempo das redes sociais

Muitas pessoas usam seus telefones e computadores para trabalhar ou se divertir. No entanto, gastar muito tempo em dispositivos eletrônicos – especialmente nas redes sociais – tem sido associado à depressão, ansiedade e solidão.

Por isso, defina uma meta para reduzir o tempo em que você gasta navegando nas redes sociais, assistindo TV ou jogando no computador. Nesse novo ano, esteja mais presente no ‘’mundo offline’’.

Gastar menos tempo no telefone para poder observar o ambiente e ouvir os outros ao seu redor com atenção, são maneiras simples de estar mais presente. Você vai sentir os efeitos na melhora do seu humor, produtividade, autoestima, relacionamentos e claro, em sua saúde mental.

Essa é uma das resoluções saudáveis de ano novo mais importantes desse texto.

 

  1. Experimente um novo hobby

É comum que os adultos deixem que passatempos antes amados caiam no esquecimento à medida que envelhecem devido a agendas lotadas ou falta de motivação.

No entanto, pesquisas mostram que praticar um hobby que você ama pode aumentar a sua qualidade de vida e te ajuda a viver uma vida mais longa, saudável e feliz.

Em 2021, tome a decisão de experimentar um hobby no qual você sempre se interessou ou retome aquele hobby antigo que costumava te trazer alegria.

 

  1. Termine seu banho com água fria

Cada vez mais eu tenho visto diversos coachs e famosos adotarem a prática do banho frio, mas saiba que isso não apenas uma modinha do momento, essa prática realmente te proporciona diversos benefícios. Mas é preciso fazer aos poucos e com preparo.

Os banhos gelados podem te trazer uma sensação de bem-estar, além de aliviar desconfortos e sintomas de doenças ou até mesmo te deixar mais resistente a adoecer. A lista de benefícios é imensa, mas os principais são: Sistema imune mais forte; Melhora da saúde mental; Alívio do estresse; Melhoria de desempenho na prática de esportes; Melhora em quadros depressivos; Aumento no sistema de defesa contra doenças simples; Alívio de dores.

Se você tem interesse em saber mais sobre o assunto, recomendo que leia os livros ou busque informações sobre o método do Wim Hof, mais conhecido como ‘’Homem do Gelo’’.

 

  1. Visite o seu médico

Quando foi a última vez que você fez um checkup geral? Nesse ano de pandemia, nós corremos de médicos e hospitais, e com razão. Mas conforme as coisas vão voltando a normalidade, procure um médico.

Fazer exames de sangue regulares e os exames necessários de rotina pode ajudar a detectar problemas em potencial antes que se transformem em algo mais sério.

Embora o ritmo das visitas ao médico dependa de muitos fatores, incluindo o tipo de atendimento médico, sua idade e seu histórico, a maioria dos especialistas recomenda consultar o médico pelo menos uma vez por ano para aquele checkup geral.

 

Conclusão

Embora a maioria das resoluções de Ano Novo seja mantida apenas por um curto período, estou confiante de que essas dicas, se colocadas em prática, irão te ajudar a sair dessa média para viver um ano incrível! São formas sustentáveis ​​de melhorar sua saúde física e emocional que podem ser seguidas por toda a vida.

Criar uma relação mais saudável com os alimentos e cuidar melhor do corpo e da mente pode melhorar completamente sua saúde.

Experimente definir metas de curto prazo e seja consistente, não desista dos seus objetivos antes de alcançá-los.

Essas resoluções saudáveis vão fazer com que você tenha não apenas um ano novo, mas uma vida nova, com mais saúde física e mental, disposição e felicidade.

Isabella, comunicação da Boomi.


1

Ver carrinho