Apesar de muitas vezes ser deixado de lado em razão de outros vegetais mais populares, os benefícios do maxixe para a saúde são vários e muitas pessoas desconhecem.
Controle da glicemia, do colesterol, da pressão arterial, do apetite, fortalecimento da imunidade e prevenção da anemia ferropriva são apenas alguns dos benefícios do maxixe para a saúde, os quais abordaremos com mais detalhes abaixo.
Valor nutricional e benefícios do maxixe para a saúde
100g de maxixe cru, o equivalente a 4 colheres de sopa cheia, contém:
- 17 calorias
- 0,99g de carboidratos
- 1,74g de proteína
- 0,09g de gorduras
- 2,74g de fibras (9% da Ingestão Diária Recomendada – IDR)
- 0,59mg de ferro (4% da IDR)
- 163mg de potássio (6% da IDR)
- 0,07mg de vitamina B1 (6% da IDR)
Além desses nutrientes essenciais, o maxixe é rico em flavonoides, como a quercetina, luteolina e apigenina; saponinas, como a maxixina e a hederagenina; e fitoesteróis, como o β-sitosterol e o estigmasterol.
Assim, os benefícios do maxixe para a saúde incluem:
- Controle da glicemia
O maxixe é rico em fibras solúveis, as quais diminuem a velocidade a absorção do açúcar dos alimentos, controlando o nível de glicose no sangue. Ou seja, ao adicionar o maxixe junto a um prato com arroz, por exemplo, o vegetal ajudará no controle do índice glicêmico da refeição, consequentemente, melhorando os níveis de açúcar no sangue.
Além disso, o maxixe contém flavonoides, uma classe de compostos bioativos que melhora a sensibilidade à insulina, ajudando na prevenção e no tratamento da resistência à insulina e diabetes.
- Controle do colesterol
Além das fibras solúveis que contribuem para o controle do colesterol, o maxixe é rico em fitoesteróis, como como o β-sitosterol e o estigmasterol. Essa classe de compostos bioativos competem pelo mesmo local de absorção do colesterol, por isso, ajudam a regular os níveis de colesterol sanguíneos. Para saber mais sobre esse assunto, não deixe de conferir o post com os melhores e piores alimentos para o controle do colesterol.
- Regula a pressão arterial
O maxixe pode ajudar a regular a pressão arterial devido à presença de potássio. O potássio é um mineral importante para o controle da pressão arterial, pois ajuda a diminuir os efeitos do sódio no organismo, o que pode aumentar a pressão arterial. Além disso, o potássio ajuda a relaxar os vasos sanguíneos, melhorando a circulação do sangue e reduzindo a pressão nas artérias.
- Previne o desenvolvimento de células cancerígenas
Os compostos bioativos encontrados no maxixe têm ação antioxidante, e atuam na prevenção do câncer pela sua atuação no processo de eliminação de metabólitos carcinogênicos, antes que possam danificar o DNA. Veja mais 10 alimentos que ajudam na prevenção do câncer.
- Combate a constipação intestinal
O maxixe é fonte de fibras solúveis e insolúveis que formam o bolo fecal e aceleram o trânsito intestinal. Por isso, mais um dos benefícios do maxixe para a saúde é o combate à constipação intestinal, em especial, aliado ao consumo adequado de água (0,035 a 0,050L por quilo de peso corporal).
Se é o seu caso ou o de alguém que você conhece, veja este post com 14 alimentos que ajudam na constipação intestinal.
- Regula a microbiota intestinal
Mais um dos benefícios do maxixe para a saúde é o seu papel em regular a microbiota intestinal. Isso ocorre devido ao seu conteúdo em fibras solúveis que são fermentadas pelas bactérias desejáveis no intestino, fazendo com que proliferam. Esse processo oferece diversos benefícios à saúde, incluindo a saúde do sistema imune.
Hoje a microbiota intestinal pode ser considerada um órgão do corpo humano, tamanha a sua importância para a imunidade e prevenção de vários tipos de doenças, como novos estudos têm mostrado. Saiba mais no post “O que é a microbiota intestinal? Veja a importância e como cuidar”.
- Sistema imune saudável
Os antioxidantes presentes no maxixe atuam protegendo as células contra a ação dos radicais livres, o que garante a saúde do sistema imune e previne o aparecimento de infecções, resfriados e doenças crônicas.
- Prevenção da anemia ferropriva
Mais um dos benefícios do maxixe para a saúde é a prevenção da anemia ferropriva, ajudando a atingir as necessidades diárias deste mineral, principalmente, em pessoas que não consomem alimentos de origem animal (principal fonte de ferro).
Confira mais detalhes nos posts:
- Melhora a aparência da pele
Os efeitos dos compostos bioativos e vitaminas do maxixe não param por aí: ao combaterem os radicais livres que se formam com a exposição à poluição, tabagismo, etc., melhora a saúde de todos os tecidos e órgãos do corpo, o que reflete, inclusive, na aparência da pele.
- Mais disposição e energia para as atividades diárias
Com quantidade considerável de vitamina B1, que atua no processo de respiração celular e produção de energia, o maxixe é um aliado para fornecer mais disposição e energia para as atividades do dia a dia.
- Controla o apetite
Por ser fonte de fibras que aumentam o bolo alimentar e ser um alimento de baixíssima caloria, o maxixe auxilia no controle do apetite, prolongando a sensação de saciedade e diminuindo a ingestão de alimentos ao longo do dia, sendo um aliado da perda de peso.
Como consumir maxixe
Também conhecido como pepino-de-espinho, o maxixe é uma hortaliça bastante consumida no Brasil e em outros países da América Latina.
Existem diversas maneiras de consumir maxixe e aproveitar seus benefícios para a saúde. Algumas opções incluem:
- Salada: o maxixe pode ser adicionado em saladas junto com outros vegetais, como tomate, cebola e alface.
- Refogado: uma opção é refogar o maxixe com cebola, alho e outros temperos, e servir como acompanhamento para o arroz e feijão.
- Conserva: o maxixe também pode ser utilizado para fazer conservas, que são uma ótima opção para servir como aperitivo ou para acompanhar pratos principais.
- Sopa: é possível preparar uma sopa com maxixe e outros legumes, como cenoura e batata, para uma refeição saudável e reconfortante.
- Suco: outra opção é fazer um suco com maxixe, adicionando limão e hortelã para dar mais sabor e frescor.
Independente da forma de consumo, é importante lembrar de lavar bem o maxixe antes de prepará-lo, para retirar eventuais resíduos de terra e garantir sua segurança alimentar.
Livia Freitas e Fernanda Furmankiewicz (CRN/SP 6042) – Nutrição e Curadoria da Boomi.