Os benefícios da goiaba para a saúde são diversos, com destaque principalmente para a vitamina C e as fibras, presentes nos dois tipos de goiaba.
A fruta também conta com minerais como potássio, magnésio e cálcio. No caso da goiaba com polpa vermelha, é fonte de licopeno, importante antioxidante que protege nosso organismo contra os efeitos dos radicais livres, conferindo ainda mais benefícios da goiaba para a saúde.
Valor nutricional e benefícios da goiaba para a saúde
Para entender quais são os benefícios da goiaba para a saúde, vamos ao seu valor nutricional. ½ unidade (~100g), contém:
- Energia: 54 calorias
- Carboidratos: 12,7g
- Proteína: 1,1g
- Gordura: 0,45g
- Fibras: 6,2g (25% da IDR – Ingestão Diária Recomendada)
- Potássio: 198mg (5,6% da IDR)
- Magnésio: 7mg (3% da IDR)
- Cálcio: 4,45mg (0,4% da IDR)
- Vitamina C: 80,6mg (179% da IDR)
Esses nutrientes fornecem os diversos benefícios da goiaba para a saúde:
1. Fortalece o sistema imunológico: a goiaba é rica em vitamina C, que ajuda na prevenção de inflamações e infecções causadas por vírus e bactérias. Vale ressaltar que a goiaba possui quatro vezes mais vitamina C do que a laranja.
2. Ajuda a regular a pressão arterial: os antioxidantes presentes na goiaba, principalmente os polifenóis, ajudam a equilibrar a pressão, pois favorecem o relaxamento dos vasos sanguíneos e melhora a função vascular. Além disso é rica em potássio, mineral com efeito hipotensor que colabora com a excreção do sódio através da urina, auxiliando também a regular a pressão.
3. Regula os níveis de açúcar e colesterol no sangue: a pectina, fibra encontrada na goiaba, ajuda a controlar a absorção do colesterol, gorduras e açúcares, diminuindo suas quantidades no sangue.
4. Prevenção do câncer: por conter compostos antioxidantes como licopeno, carotenóides, polifenóis e vitamina C, a fruta ajuda a prevenir o câncer de próstata, mama, pulmão, intestino, entre outros.
5. Pode ser consumida por diabéticos: a goiaba possui baixo índice glicêmico e carga glicêmica e é rico em fibras, sendo assim, pode ser consumida moderadamente por diabéticos.
6. Intestino saudável: em contradição ao que muitos pensam, a goiaba auxilia o bom funcionamento do intestino e o equilíbrio entre as bactérias boas e ruins que habitam a microbiota, devido à sua grande quantidade de fibras.
7. Ajuda a melhorar a visão: a fruta é fonte de vitamina A, responsável pela prevenção da degeneração macular (doença ocular que afeta a mácula, área central da retina, responsável pela visão de detalhes), catarata e cegueira noturna.
8. Proporciona maior tempo de saciedade: adicionar a goiaba à alimentação pode ajudar a pessoa a se sentir satisfeita por mais tempo, isso ocorre devido a grande quantidade de fibras presentes na fruta. O seu consumo, em conjunto de uma dieta equilibrada e atividade física regular, podem contribuir para a perda de peso, sem comprometer a saúde.
9. Fortalece ossos, unhas e cabelos: por ser rica em cálcio, a goiaba atua no fortalecimento dos ossos, além de colaborar para cabelos e unhas mais fortes. Também é rico em fósforo, que tem ação benéfica para ossos e dentes.
10. Melhora o humor e o estresse: a presença de magnésio na goiaba ajuda a melhorar o humor e a reduzir os níveis de estresse gerados pelo dia-a-dia.
11. Retarda o envelhecimento: o licopeno possui propriedades protetoras significativas contra os danos causados pelos raios ultravioletas, principalmente o estresse oxidativo e as queimaduras solares.
Tipos de goiaba e safra
A goiaba (Psidium guajava L.) pertence à família Myrtaceae, originária das regiões tropicais da América Central e América do Sul. No Brasil, existem dois tipos mais comuns de serem consumidas, a goiaba com polpa vermelha ou polpa branca.
Também é conhecida como goiabeira-branca, goiabeira-vermelha, guaiaba, guaiava, guava e guiaba.
A safra da fruta ocorre entre janeiro e março e, quando maduras, possuem sabor agradável, aroma característico bem pronunciado, boa porcentagem de polpa, pequenas sementes e tamanhos variados.
Além do aroma pronunciado, para saber se a fruta está madura, observe a cor da casca, a mesma deve estar verde-amarelada e macia ao toque.
Como consumir
A forma in natura é a melhor opção para obter o maior aproveitamento dos benefícios da goiaba para a saúde, porém é uma fruta muito versátil, podendo ser utilizada em diversas receitas como geleia, mousse, sorvete, com iogurtes ou gelatina, sucos, o tradicional Romeu e Julieta e ,até mesmo, para substituir o tomate. Confira algumas opções em nosso Caderno de receitas.
Os benefícios da goiaba para a saúde são maravilhosos e, mesmo que você não seja muito fã da fruta, existem diversas maneiras de consumi-la. Talvez, com uma de nossas dicas, você consiga experimentá-la e incluí-la em sua rotina.
Na Boomi você encontra a goiaba in natura em nossa horta e outras formas de consumi-la, como a polpa de goiaba e geleias de goiaba sem açúcar.
Juliana Tawata e Fernanda Furmankiewicz (CRN/SP 6042) – Nutrição e Curadoria da Boomi.