fbpx Skip to content

10 dicas para inserir mais frutas na alimentação

inserir mais frutas na alimentação

Inserir frutas na alimentação pode ser um desafio para algumas pessoas que não estão acostumadas com  o sabor ou a textura das frutas. No entanto, com essas estratégias para inserir mais frutas na alimentação, será possível desenvolver o gosto por elas ao longo do tempo.

 

10 dicas para inserir mais frutas na alimentação

Se você já leu o post com dicas para treinar o paladar sabe que o paladar pode levar, em média, duas semanas até se adaptar a novos sabores e texturas.

Ao treinar o paladar é possível aprender a gostar a comer de tudo, inclusive as frutas, e mudar os hábitos alimentares de uma vez por todas.

E existem estratégias que podem tornar essa transição mais suave.

Algumas dicas para inserir mais frutas na alimentação, especialmente para quem não gosta muito de frutas, incluem:

 

  1. Comece com frutas mais suaves

Se você não está acostumado a comer frutas, comece com opções mais suaves em termos de sabor e textura. Por exemplo, bananas e peras são frutas de sabor suave e textura cremosa que podem ser uma introdução mais fácil para inserir mais frutas na alimentação.

 

  1. Misture com outros alimentos

Misturar frutas com outros alimentos que você já gosta pode ajudar a torná-las mais palatáveis. Por exemplo, adicione fatias de morango ao seu iogurte, pedaços de banana com canela no pão, ou incremente uma salada com pedaços de manga. Nem todo mundo sabe, mas adicionar frutas na salada pode ser um caminho sem volta. Não deixe de experimentar.

 

  1. Experimente frutas em diferentes formas

As frutas podem ser consumidas de várias formas, como frescas, cozidas, assadas, grelhadas, em forma de smoothies ou até mesmo como uma salada de frutas. Além disso, congelar frutas é uma ótima maneira de ter opções saudáveis para sobremesa à mão. Bananas congeladas podem ser transformadas em sorvetes cremosos, e morangos congelados são deliciosos quando misturados com iogurte. Você pode até mesmo fazer paletas de frutas caseiras, adicionando pedaços de frutas em moldes de picolé. Experimente diferentes preparações para encontrar uma que você goste mais. No banco de receitas aqui da Boomi, por exemplo, você encontra inúmeras receitas com frutas para testar e aprovar.

 

  1. Experimente em vitaminas, cremes e smoothies

Vitaminas, cremes e smoothies são uma ótima maneira de combinar várias frutas com outros ingredientes, como iogurte, leite e proteína em pó, sendo uma ótima maneira de inserir mais frutas na alimentação e de quebra, outros alimentos tão nutritivos quanto.

 

  1. Mantenha as frutas em locais mais visíveis

Manter frutas visíveis em sua cozinha ou levá-las sempre como um lanche ao sair de casa, pode aumentar a probabilidade de você consumi-las, sendo uma das formas mais efetivas para inserir mais frutas na alimentação. Deixe uma fruteira com frutas frescas na mesa da cozinha ou na sala de jantar para que elas estejam ao alcance sempre que você sentir vontade de beliscar algo. Isso pode ser especialmente útil para as crianças, que são naturalmente atraídas por cores vibrantes.

 

  1. Faça lanches com frutas

Incluir uma fruta nos lanches, incluindo o café da manhã, é uma maneira eficaz de aumentar a sua ingestão diária. Ao invés de optar por apenas um sanduíche, por exemplo, adicione uma porção de fruta, como um punhado de uvas, maçã, banana, etc. As frutas são lanches portáteis e fáceis de comer em movimento, tornando-as uma escolha conveniente e inteligente para um estilo de vida agitado.

 

  1. Faça um compromisso com a sua saúde

Lembre-se de que as frutas são uma fonte incrível de nutrientes essenciais para a saúde. Ao se comprometer com uma alimentação mais saudável, você pode começar a valorizar mais os benefícios das frutas e isso pode ajudar a superar as preferências pessoais.

 

  1. Experimente novos sabores regularmente

Não desista após experimentar uma ou duas frutas que você não gostou. Vá de coração aberto e continue experimentando diferentes tipos de frutas e preparações. Às vezes, é uma questão de encontrar as frutas que mais agradam ao seu paladar.

 

  1. Estabeleça metas pequenas e realistas

Defina metas para si mesmo, como comer uma porção de fruta por dia. À medida que você se acostuma com o sabor, pode aumentar gradualmente a quantidade que consome.

 

  1. Aprenda sobre os benefícios das frutas à saúde

Educar-se sobre os benefícios à saúde das frutas pode ser uma motivação adicional para incluí-las na sua alimentação. Saiba que as frutas são ricas em vitaminas, minerais e fibras que podem melhorar sua saúde geral. Afinal, quando entendemos os benefícios do consumo de frutas à saúde, a importância ao consumi-las passa a fazer muito mais sentido.

 

Conclusão

Gostou das nossas dicas para inserir mais frutas na alimentação?

Lembre-se de que desenvolver o gosto por frutas pode levar tempo, e está tudo bem se você não se apaixonar por elas imediatamente.

A chave é ser persistente e aberto a experimentar diferentes abordagens até encontrar maneiras de tornar as frutas mais atraentes e deliciosas para você.

Com o tempo, você irá desfrutar dos muitos benefícios que as frutas oferecem à saúde e nunca mais querer parar de consumir.

 

Livia Freitas e Fernanda Furmankiewicz (CRN/SP 6042) – Nutrição e Curadoria da Boomi.

1
Loading...

Ver carrinho