Já ouviu falar dos benefícios do edamame para a saúde?
O edamame (Glycine max (L.) Merrill) é a soja verde, ou seja, a soja que foi colhida antes de amadurecer ou endurecer.
O vegetal tem sua origem na China, sendo um ingrediente muito utilizado nas culinárias chinesa, japonesa e coreana.
No Brasil, segundo maior produtor de soja, seu consumo ainda é relativamente baixo, porém, vem aumentando gradativamente, podendo ser encontrado em feiras e supermercados disponíveis na forma in natura, dentro da vagem, em grão, fresco ou congelado.
Além disso, é um alimento comumente utilizado nas dietas vegetarianas e veganas. Conheça a seguir os benefícios do edamame para a saúde.
Valor nutricional e os benefícios do edamame para a saúde
Os benefícios do edamame para a saúde são muito semelhantes ao da soja, porém, o diferencial é a maior taxa proteica da semente jovem. Seu consumo também deve ser suspenso por indivíduos que tenham alergia a soja ou ser consumida com moderação por quem apresenta disfunções na tireoide.
Fonte: (TBCA)
Esses nutrientes fornecem os diversos benefícios do edamame para a saúde:
1. Contribui para o bom funcionamento do intestino: o edamame é rico em fibras que favorecem o bom funcionamento do intestino e o equilíbrio entre as bactérias boas e ruins que compõem a microbiota. Possui cerca de 5,2g de fibra a cada 100g de edamame, que representa mais de 20% da recomendação diária (25g/dia). Vale ressaltar que a ingestão de água é muito importante para evitar a constipação.
2. Redução no risco de diabetes do tipo 2: estudos apontam que os compostos fenólicos, presentes nas isoflavonas, podem reduzir a absorção de carboidratos pelo intestino, reduzindo os níveis de açúcar no sangue. Além disso, as isoflavonas podem aumentar a sensibilidade do corpo à insulina, podendo ser um importante aliado na prevenção do diabetes do tipo 2.
3. Rico em proteína e possui todos os aminoácidos essenciais: possui 11,9g de proteína em 100g de edamame, que o torna uma excelente fonte de energia, também possui todos os aminoácidos essenciais, sendo um ótimo alimento para incluir na alimentação, especialmente nas dietas vegetarianas e veganas.
4. Recuperação mais rápida após exercícios: os folatos e proteínas presentes no vegetal ajudam no desenvolvimento do tecido muscular.
5. Fonte de gorduras “boas”: em 100g de edamame há 2,16g de gorduras poliinsaturadas, consideradas gorduras “boas”, que podem auxiliar na diminuição do colesterol, melhorar a saúde cerebral e diminuir riscos de doenças cardíacas.
6. Cardioprotetor: além das gorduras boas, o edamame é rico em folato, nutriente que também está associado à redução dos riscos de doenças cardíacas e derrames.
7. Alta concentração de antioxidantes: entre os principais benefícios do edamame para a saúde, podemos citar a eliminação das toxinas e radicais livres, ocasionada pela quantidade de antioxidantes presentes no vegetal, que auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico.
8. Ameniza os sintomas da menopausa e contribui para o combate da osteoporose: os compostos bioativos, como a isoflavona, presentes no vegetal podem atenuar os sintomas, porém são necessários mais estudos para comprovar este benefício.
9. Mantém a pele saudável: o edamame está repleto de antioxidantes que ajudam a reparar os danos da pele causados pela exposição ao sol, ambiente e lesões. Eles combatem os radicais livres, que envelhecem a pele e ocasionam a flacidez e rugas.
10. Melhora a qualidade do sono: o magnésio ajuda na qualidade do sono, pois promove o aumento na síntese de neurotransmissores, como a serotonina (“hormônio da felicidade”), proporcionando um maior relaxamento, aliviando o estresse e sintomas de ansiedade e depressão.
Receitas com edamame
Existem várias formas de preparar o edamame, seja em grão ou na vagem. Lembrando que não se deve comer a fava, assim é necessário romper a vagem e comer apenas o grão.
Confira a receita de aperitivo do vegetal com menos de 25 minutos de preparo:
Aperitivo de Edamame
Ingredientes:
- 300 g de edamame congelado;
- 500 ml de água;
- Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto.
Modo de preparo:
- Leve ao fogo médio uma panela com a água para aquecer;
- Quando ferver, junte o edamame congelado e deixe cozinhar por 3 minutos;
- Desligue o fogo, escorra bem a água e passe para um prato;
- Tempere com sal e pimenta-do-reino e sirva a seguir.
Homus de Edamame
Ingredientes:
- 1 xícara de grãos de edamame cozido;
- 1 colher (sopa) de tahine;
- 1 dente de alho amassado;
- 1 colher (sopa) de azeite;
- 60 ml de água;
- 1 colher (sopa) de salsinha;
- Raspas de 1/2 limão siciliano;
- Suco de 1/2 limão siciliano;
- Sal e pimenta a gosto.
Modo de preparo:
- Em um processador, adicione o edamame, o tahine, o alho, o azeite, as raspas, o suco e processe.
- Depois adicione a água e processe novamente.
- Por fim, adicione a salsinha, o sal, a pimenta e processe mais uma vez.
- Transfira para um pote e sirva com torradas ou o acompanhamento que preferir.
Você pode conferir outras receitas com o edamame no Caderno de Receitas da Boomi.
Juliana Tawata e Fernanda Furmankiewicz (CRN/SP 6042) – Nutrição e Curadoria da Boomi.